Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 11 de Dezembro de 2023 às 21:04

Bibliotecário do Campus Monte Alegre lança repositório digital dedicado à literatura de cordel paraense


O servidor Fabrício Alves da Silva, bibliotecário lotado na Biblioteca Allan Peixoto Pinon Friaes do Campus Monte Alegre, criou um repositório digital. O espaço criado visa disseminar as expressivas narrativas da literatura de cordel amazônica, destacando as trajetórias criativas dos cordelistas atuantes na cena literária paraense.

Intitulado "Poronga", o repositório adota o nome dado pelos povos da floresta a uma lamparina de lata movida a querosene. O instrumento serve como uma luminária para ser usada na cabeça; um chapéu flamejante que os seringueiros utilizavam para percorrer as estradas da seringa na floresta amazônica. Metaforicamente, o repositório temático representa uma chama acesa no meio ambiente digital para lançar luz sobre as trajetórias dos cordelistas atuantes no Pará.

O repositório é fruto da pesquisa conduzida por Fabrício no âmbito do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos, ofertado pela Fundação Casa de Rui Barbosa, sob orientação da Dra. Eula Dantas Taveira Cabral. O produto disponibiliza folhetos de cordelistas ligados à Academia Paraense de Literatura de Cordel. Além das coleções de folhetos, também estão disponíveis documentos, fotografias, um podcast de entrevistas e outras informações relevantes sobre o tema, oferecendo aos interessados uma oportunidade de imersão na rica tradição literária paraense.

Em agosto de 2022, em colaboração com a Academia Paraense de Literatura de Cordel (APLC), o Campus Monte Alegre promoveu uma oficina de cordel. Coordenada pelo bibliotecário da unidade, a atividade integrou a programação do II Festival Cultural realizado pelo câmpus.

A oficina contou com 36 inscrições. Durante a sessão, o repositório foi uma ferramenta fundamental. O ministrante da oficina, o poeta Francisco Mendes (presidente da APLC), utilizou alguns de seus folhetos digitalizados como exemplos para inspirar, motivar e tirar as dúvidas dos participantes sobre a forma correta de elaborar esquemas de rima nos moldes do gênero. Essa abordagem prática contribuiu para a criação coletiva de um cordel ao longo da oficina, enriquecendo a experiência dos participantes.
 

Registro da oficina de cordel
/media/file/site/montealegre/imagens/2023/83f0df649daea7cc0f3154ef9f551b70.jpg
 

Na sessão pública de defesa, realizada em 8 de dezembro de 2023, tanto a dissertação quanto o produto em questão foram aprovados com louvor pelos membros da banca examinadora.

Para conhecer o repositório e navegar pelas coleções disponíveis acesse: https://porongacordel.omeka.net

Cabeçalho do repositório digital