Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 20 de Setembro de 2023 às 17:48

Campus Monte Alegre participou da XI Jornada Acadêmica da Ufopa

O Campus Monte Alegre, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa/CMAL), obteve destaque na XI Jornada Acadêmica da instituição. O evento, que reúne estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas, foi palco para a apresentação de trabalhos que demonstraram a excelência e o comprometimento da comunidade acadêmica do câmpus. Durante a Jornada, foram apresentados 13 trabalhos aprovados no Salão de Extensão, 6 no Seminário de Iniciação Científica e 2 na Mostra Audiovisual de Extensão.

Dentre os destaques da participação, figuram os trabalhos que receberam certificados de honra ao mérito no VIII Salão de Extensão, são eles:

Vida acadêmica: inserção da metodologia de pesquisa como diferencial na formação

Autores: Lucy Souza, Andressa Gomes, Naiara Reis e Marcella Radael

Construindo degraus de acesso à Ufopa por meio da divulgação do bacharelado em Engenharia de Aquicultura, do Campus de Monte Alegre

Autores: Vandercleia Torres, Maria Elieusa e Ivana Veneza

Apresentando a Engenharia de Aquicultura através de uma minissérie na rádio comunitária de Monte Alegre, Pará

Autores: Maria Elieusa, Vandercleia Torres e Ivana Veneza

Traçando caminhos entre a UFOPA, a aquicultura e a comunidade quilombola por meio da extensão universitária

Autores: Vandercleia Torres, Maria Elieusa e Ivana Veneza

Uma abordagem educativa sobre o período de defeso da pesca na comunidade de Curicaca, Monte Alegre, Pará

Autores: Luan de Souza, Daniel Siqueira, Felipe Neres, Waylla do Amaral, Ivana Veneza e Marcella Radael

Divulgando as epécies de peixes comercializados em Monte Alegre, um guia elaborado em conjunto com os peixeiros para toda a comunidade

Autores: Millena Campos, Elciane Freitas, Luan Souza e Ivana Veneza

Os trabalhos certificados refletem a dedicação dos discentes e docentes do Campus Monte Alegre à pesquisa, ao ensino e à extensão. Tais iniciativas evidenciam a conexão da Universidade com a comunidade local, desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável do município.

Na II Mostra Audiovisual de Extensão, o Campus Monte Alegre foi representado por duas produções, foram elas:

A produção ntitulada "Cadê o peixe que tava aqui?", uma animação que demonstrou a criatividade e o envolvimento dos estudantes nas atividades de extensão.

O vídeo "1° dia de campo sobre Piscicultura" também fez parte da mostra e foi premiado em segundo lugar, destacando a contribuição do câmpus para a divulgação de conhecimento sobre piscicultura por meio da atividade de extensão universitária.

Essa participação reforça o compromisso do Campus Monte Alegre com a pesquisa, a extensão e a disseminação de conhecimento, fortalecendo os laços com a comunidade local e contribuindo para o desenvolvimento regional. As conquistas alcançadas demonstram o empenho de todos os envolvidos e o impacto positivo da Universidade na região.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/19b1712327fb430daedef532838d3371.jpeg

Discentes do Campus Monte Alegre em atividades realizadas durante a Jornada