Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 10 de Novembro de 2023 às 16:24

Campus Monte Alegre realiza 1ª Mostra de Engenharia de Aquicultura da Ufopa

Alunos e professores do Campus Monte Alegre realizaram no dia 4 de novembro de 2023, na praça Fernando Guilhon, ao lado da Igreja de São Francisco de Assis, a 1ª Mostra de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) – MostrAqui. A ação integra o projeto de extensão “Engenharia de Aquicultura + Campus da Ufopa em Monte Alegre = uma graduação na primeira universidade federal em terras pinta-cuias”, coordenado pela professora Ivana Barbosa Veneza.

“A MostrAqui foi organizada por docentes do Campus Monte Alegre e, principalmente, pelos discentes, que protagonizaram desde a divulgação até a realização do evento, que contou com diversas atividades que, de forma geral, visavam divulgar o curso, demonstrar a toda a comunidade em que consiste esta graduação e segmentos de atuação do profissional formado na área”, explica a professora Ivana Barbosa Veneza.

Alunos e professores do Campus Monte Alegre na 1ª MostrAqui. Foto: Divulgação.

A programação contou com apresentação de 15 pôsteres de trabalhos de pesquisa e extensão realizados no âmbito do curso e já apresentados em eventos, além de exposição de maquetes de modalidades de cultivo e de uma indústria processadora de pescado, aquários com peixes ornamentais nativos, exposição de peixes da coleção ictiológica do campus, demonstração de um sistema de aquaponia e, ainda, degustação de 14 diferentes produtos derivados de pescado.

Durante a degustação foram aplicados 240 formulários de análise sensorial e intenção de compra, dados que serão analisados para a elaboração de trabalhos científicos. Houve também a distribuição de folhetos sobre a Ufopa e o curso de Engenharia de Aquicultura, além da exibição de vídeos sobre diversos projetos, ações e eventos realizados pelo Campus Monte Alegre.

“Esse tipo de evento é um bom exemplo de como a universidade consegue aplicar de maneira simultânea ações que envolvem extensão, ensino e pesquisa, proporcionando o protagonismo estudantil e a necessária interação da comunidade e com a academia, abrindo espaço para uma rica troca de conhecimentos e de captação de demandas da sociedade”, afirma Ivana Veneza.

Segundo a docente, a I MostrAqui contou com um público bastante diversificado, desde crianças a idosos a vários segmentos da sociedade civil, como empresários, empreendedores, professores do ensino básico, membros de instituições públicas e outros. “Foram cerca de 300 pessoas movimentando o evento, que contou com amplo apoio, inclusive financeiro, de servidores de outros campi e da sede, de entidades estudantis, de escolas do ensino médio e técnico e de empresas do município de diferentes segmentos”.

Comunicação/Ufopa, com informações da Profa. Ivana Barbosa Veneza (Campus Monte Alegre)
09/11/2023

MostrAqui