Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 27 de Julho de 2023 às 08:45

Campus Monte Alegre realiza primeiro dia de campo


No dia 22 de julho foi realizado o I Dia de Campo sobre Piscicultura. O evento foi realizado das 8 às 13 horas na Piscicultura Dona Anália, município de Alenquer-PA e foi uma ação de extensão vinculada ao projeto “Ações para o desenvolvimento da piscicultura no município de Monte Alegre – PA”, coordenado pelo Prof. Gabriel Francisco e também é fruto de uma parceria de sucesso entre o Campus Monte Alegre da Ufopa, a Piscicultura Dona Anália e a Prefeitura Municipal de Alenquer.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/ee7684bef5183d379dd6401595227da1.jpg

Equipe organizadora do I Dia de Campo sobre Piscicultura

Estiveram presentes mais de 75 produtores rurais e piscicultores do município de Alenquer e região, que tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos com os discentes do curso de graduação em Engenharia de Aquicultura. Esses, foram os protagonistas da ação de extensão, tendo sido os responsáveis pela organização do evento e pelas estações técnicas, onde compartilharam com o público informações sobre o cultivo de peixes em viveiros escavados, abordando temas como qualidade de água para o cultivo, manejo alimentar, escolha do local e aspectos construtivos de viveiros.

Além dos produtores rurais e piscicultores, público alvo da ação e que foram previamente cadastrados, o evento foi prestigiado por mais de 200 convidados, que marcaram presença e contribuíram positivamente para a discussão, troca e compartilhamento de ideias visando o fortalecimento da piscicultura na região do Baixo Amazonas. Registrou-se a presença de mais de 25 autoridades de instituições e órgãos públicos sediados em diversos municípios da região, como Santarém, Monte Alegre, Curuá, Óbidos, Oriximiná e Rurópolis.

“O I Dia de Campo sobre Piscicultura foi uma ação do Campus Monte Alegre da Ufopa junto à comunidade e que materializa sua função pública, colaborando com a comunidade ao seu redor e com a sociedade em geral no enfrentamento de problemas e questões relacionados à piscicultura, assim como também propiciou um ambiente formativo para os discentes, qualificando a formação dos mesmos. Ainda, frisa-se a importância do trabalho em conjunto com outros entes da administração pública e com a iniciativa privada, o que potencializou o alcance das atividades realizadas”, explica o professor Gabriel Francisco, coordenador da ação e docente no Campus Monte Alegre da Ufopa.

Ressalta-se que o projeto “Ações para o desenvolvimento da piscicultura no município de Monte Alegre – PA” recebeu o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce-Ufopa), através do Edital n.º 005/2022 - Programa de Apoio à Creditação da Extensão (PACEx) e que foi essencial para a produção dos materiais didáticos utilizados na ação de extensão.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/e450a96acee064f50588ca2340ca809e.jpg

       Produtores rurais e piscicultores recebendo orientações e compartilhando experiências com discentes do curso de Engenharia de Aquicultura

 


 

Confira o registro audiovisual do I Dia de Campo sobre Piscicultura

 

Confira os registros fotográficos do I Dia de Campo sobre Piscicultura, publicados na página do Instagram do Campus Monte Alegre (@ufopa_montealegre)