Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 29 de Março de 2023 às 10:04

Discentes do curso de Engenharia de Aquicultura da Ufopa realizam aulas práticas das disciplinas de Piscicultura Continental e Qualidade de Água

Texto: Gabriel Alves

No dia 24 de março os discentes do curso de Engenharia de Aquicultura do Campus Monte Alegre-CMAL da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizaram aulas práticas das disciplinas de Piscicultura Continental e Qualidade de Água para Aquicultura na Fazenda Dona Anália Pires.

Fonte: arquivo pessoal de Gabriel Alves

As atividades foram coordenadas pelos professores Gabriel Francisco (Piscicultura Continental) e Thais Torres (Qualidade de Água), e contaram com a participação de 35 discentes. Da equipe da fazenda, participaram o Sr. Adalberto Pires (proprietário), a Médica Veterinária Aylana Pires e o colaborador Francisco.

Fonte: arquivo pessoal de Gabriel Alves

Localizada no município de Alenquer, a Fazenda Dona Anália Pires é referência na produção de alevinos na região oeste do Pará. Atualmente produz alevinos de tambaqui, pirapitinga e tambatinga, dispondo de laboratório para reprodução de peixes, viveiros para manutenção de matrizes e reprodutores, produção de alevinos e juvenis e também para a engorda. Devido ao aumento na demanda por peixes para abate, a piscicultura está aumentando a área de cultivo para a expansão do setor de engorda da propriedade.

Fonte: arquivo pessoal de Gabriel Alves

Aproveitando a infraestrutura e a disponibilidade da equipe da fazenda, durante as aulas os discentes puderam conhecer o empreendimento e aplicar na prática os conteúdos trabalhados em sala de aula, abordando temas como:  monitoramento e correções da qualidade de água; despesca e depuração; embalagem de peixes para o transporte; preparo de viveiros para o cultivo de peixes; manejo alimentar na alevinagem e engorda de peixes; equipamentos e estruturas para o cultivo de peixes; aspectos construtivos de viveiros; e manejos produtivos nas diferentes fases do cultivo. Além disso, com a visita à propriedade, algumas demandas do produtor foram identificadas e a proposição de soluções para os problemas enfrentados foi realizada pelos alunos, sob a supervisão dos docentes presentes.

Fonte: arquivo pessoal de Gabriel Alves

Ainda, marcaram presença na aula o Secretário de Governo do município de Alenquer, Sr. Antônio Marcos, e os técnicos Fábio e Ygor. O Secretário parabenizou pela interação entre a universidade e comunidade, o que propicia a integração dos estudantes com a realidade rural, visando o aprimoramento técnico e o conhecimento das diferenças entre as realidades do setor aquícola na região oeste do estado. E também colocou à disposição a Secretária de Agricultura e Abastecimento para futuras parcerias com vistas a levar aos produtores rurais da região informações sobre o cultivo de peixes.

Fonte: arquivo pessoal de Gabriel Alves

Os professores Gabriel Francisco e Thais Torres destacaram que o apoio recebido pela equipe da Fazenda foi fundamental para a realização das aulas.