Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 5 de Dezembro de 2022 às 10:05

Projeto leva informações sobre o defeso à comunidade em Monte Alegre


O defeso é um período específico regulamentado por dispositivos legais, que proíbem a captura de peixes no seu período reprodutivo, como forma de garantir que estarão protegidos e possam continuar contribuindo com a perpetuação de sua espécie.  Assim, é uma importante ferramenta na conservação dessas espécies.  Porém, para que o defeso seja efetivo, é decisivo que todos os atores envolvidos com a captura, venda e consumo do peixe, conheçam o motivo da existência do período e compreendam sua importância, para que sejam sensibilizados a respeitá-lo. Em Monte Alegre, município com diversas comunidades ribeirinhas que praticam pesca em rios e lagos, peixes importantes como tambaqui, pirarucu, mapará, acari, pacu, entre outros tem seu período de defeso compreendido de outubro à maio, variando com a espécie, mas é sabido que ainda assim há captura e venda dessas espécies, sem observar a medida legal.

/media/file/site/montealegre/imagens/2022/43bc9af9a3936cc12e27076f69e8d95a.jpeg

Buscando a divulgação deste importante período, ocorreu na comunidade de Curicaca, município de Monte Alegre, no dia 20 de novembro, a atividade "Defeso: Ações educativas em prol da preservação das espécies". Esta atividade está atrelada a projetos de extensão desenvolvidos no Campus de Monte Alegre em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município. Os projetos com esta temática são coordenados pela docente Marcella Costa Radael. Participam ainda da equipe dos projetos as docentes Ivana Barbosa Veneza (vice-coordenadora) e Geany Cleide Carvalho Martins, o bibliotecário Fabrício Alves da Silva, os discentes Maria Elailza Costa Vieira, Maria Elieusa Costa Vieira, Danylo Mendes Caetano Bentes, Jaiane Barros Da Silva, Daniel Pinto Siqueira, Luan Patrick Moura de Souza, Filipe dos Santos Neres e Waylla Maria Andrade do Amaral, e os servidores da SEMMA Cleucivan Viana de Carvalho e Juarez Pantoja de Jesus. Nesta ação ainda estiveram presentes o agente de meio ambiente da SEMMA Arley Santos dos Santos e o professor Gabriel Francisco de Oliveira Alves.

/media/file/site/montealegre/imagens/2022/ddfd1f37ab92bf715349aaaa0a2b4d45.jpeg

Dentre as atividades realizadas na comunidade, ocorreram palestras, apresentação de materiais desenvolvidos por Discentes do curso de Engenharia de Aquicultura, além de jogos pedagógicos dentro da temática.

/media/file/site/montealegre/imagens/2022/478dac3b0563b6682199593121c5bf89.jpeg

O Projeto visa aplicar abordagens educativas, para conscientização sobre o defeso e ainda para incentivo à piscicultura, como alternativa à pesca extrativa no período de defeso. Esta foi a terceira ação realizada em comunidades pesqueiras do município. Durante a vigência dos projetos estão previstas outras atividades envolvendo outras comunidades do município buscando expandir o conhecimento a toda a cadeia de venda e consumo de pescado.

/media/file/site/montealegre/imagens/2022/31279c1eb03cb273bee19d2eccc6134c.jpeg