Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 14 de Dezembro de 2023 às 11:42

Ufopa Campus Monte Alegre realiza a terceira edição do Festival Cultural

Com entrada franca, o Campus da Ufopa em Monte Alegre promoveu na última sexta-feira, 18 de agosto, o seu terceiro Festival Cultural. Esse evento, que estreou em 2019, tem como principal propósito resgatar e destacar a riqueza da cultura local.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/aeba8c41761fcbd430bc1138564a6586.png

Mural digital expôs o trabalho de artistas paraenses no hall do câmpus

A diretora do Campus Monte Alegre, Marcella Radael, ressaltou a relevância dessa iniciativa, enfatizando que "ao reconhecer o valor inestimável da arte como expressão cultural, criar espaços para a exibição das diversas manifestações artísticas da comunidade não apenas estimula o desenvolvimento local, mas também presta uma merecida homenagem à identidade cultural única do povo pinta-cuia".

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/15dbdf4babe28c34c9acd928abab92fc.png

Ilivaldo Castro, artesão e guia de turismo, mostrou seu trabalho na área de expositores

Em uma noite repleta de arte e cultura, a edição deste ano escolheu o Parque Estadual Monte Alegre (Pema) como tema principal e prestou homenagem a um dos seus primeiros guias, o senhor Nelsi Sadeki, engenheiro e pesquisador reconhecido no município pelo incansável trabalho que realizou em diversas frentes de ação, como a científica e a cultural.

As atrações musicais foram lideradas pela dupla Juh Sarah Voice e pelo grupo Ecleticidade. Além disso, o Grupo de Carimbó Raizes Pinta-Cuia, formado por estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia de Aquicultura e por membros da comunidade quilombola Peafú, apresentou uma emocionante performance coreografada por Janderson Batista. O cordão da Boiuna, atração folclórica resgatada na edição de 2022, uniu-se ao Boi Prata Fina, que estreou na programação deste ano.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/ec16f0a69190d50c73581d1b843f2e87.png

Grupo de Carimbó Raízes Pinta Cuia

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/c0dc631cebd93de95e777580f72e42bb.jpg

Apresentação do Boi Prata Fina com música da Escola de Samba Boêmios do Morro

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/72f03468decc0ed2052dbae8c10ce6bf.jpg

Cordão Folclórico - Boiuna

O evento também incluiu a cerimônia de premiação dos concursos de fotografia e poemas. O Concurso de Fotografia, que recebeu 25 inscrições, premiou Giorgio Belli em primeiro lugar, seguido por Wesley Lucena em segundo e Nely Pimentel em terceiro lugar. Já o Concurso de Poemas, contou com a participação de 33 poetas de vários estados do país, e os vencedores foram Olivaldo Garcia da Silva Junior, de Mogi Guaçu - SP, em primeiro lugar, Maria Elailsa Costa, de Monte Alegre - PA, em segundo, e Miguel Calderari, de Vila Velha - ES, em terceiro lugar.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/0fbbc43c22251358cd8928654cf0b897.jpg

Premiação do concurso de fotografias

Durante a noite, uma exposição sobre o Parque Estadual Monte Alegre foi organizada pelo Ideflor-Bio, responsável pela gestão do parque. Artesãos e empreendedores da região ao redor do parque também tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos.

/media/file/site/montealegre/imagens/2023/09275af3ffe6904cc0d2d206581ea642.png
Exposição organizada pelo Ideflor-Bio

O III Festival Cultural do Campus Monte Alegre da Ufopa reafirmou o compromisso contínuo da instituição com a preservação e promoção das raízes culturais locais, enriquecendo assim a comunidade e fortalecendo sua identidade única.