Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 4 de Abril de 2023 às 11:45

Engenharia de Aquicultura + Campus da Ufopa em Monte Alegre = uma graduação na primeira Universidade Federal em terras Pinta Cuia

Resumo:

O Pará, apesar de ser detentor de diversas condições favoráveis para desenvolvimento da aquicultura, ainda apresenta uma produção muito inferior à sua capacidade. Isso se dá por conta de diversos fatores, dentre eles, a carência de profissionais qualificados para atuar na área. Nesse contexto, a Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio do curso Bacharelado de Engenharia de Aquicultura, busca suprir a carência de profissionais qualificados, formando Engenheiros de Aquicultura aptos a atuar nos mais diversos ramos do setor aquícola. Entretanto, nem todo o público externo à Universidade tem conhecimento do curso. Dessa forma, torna-se crucial a divulgação do curso no município, para apresentar à sociedade sua importância, incentivar os habitantes a adquirirem interesse na área, e consequentemente, fortalecer a relação entre universidade e comunidade. Nesse contexto, a extensão universitária oportuniza o estabelecimento desse contato da universidade com a comunidade externa, o que tem sido impulsionado pela curricularização da extensão, incentivando a realização de ações protagonizadas pelos discentes. Em vista disso, esse projeto pretende apresentar à comunidade a importância do curso de Bacharelado em Engenharia de Aquicultura na região Oeste do Pará, com o objetivo de levar maior esclarecimento sobre a área de aquicultura, sobre o curso da Ufopa em Monte Alegre, suas possibilidades de geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. O projeto visa ainda proporcionar aos discentes do curso a possibilidade de vivenciar a extensão, uma vez que essa é uma vertente universitária de grande relevância para sua formação acadêmico-profissional. Para isso, serão desenvolvidas ações, no âmbito de componentes de Práticas Integradoras de Extensão, tais como: feira de exposição com modelos didáticos sólidos e audiovisuais em praças; elaboração e distribuição de panfletos em locais de grande circulação de pessoas; palestras com jogos em escolas de ensino médio das zonas urbana e rural; rodas de conversa com comunidades quilombolas; e participação em programas de rádio. Espera-se que as ações promovam a obtenção de um grau maior de conhecimento por parte da comunidade externa ao campus, no que se diz respeito a importância da universidade e do curso de graduação em Engenharia de Aquicultura como dinamizadores da economia local e regional por meio da formação de profissionais aptos a atuar na produção sustentável de organismos aquáticos. Além disso, eventos como esses propiciam o contato direto entre os discentes e a comunidade externa, proporcionando experiência na abordagem ao público e oportunizando o protagonismo característico das práticas extensionistas, que contribuem em muito com a formação acadêmico-profissional do estudante.

Situação: Em andamento

Vigência: dezembro de 2022 a novembro de 2023

Natureza: Extensão

Integrantes:

Dra. Ivana Barbosa Veneza - coordenadora

Dra. Marcella Costa Radael - vice-coordenadora

Ma. Thais Patrício Torres - Colaboradora

Ma. Sara Fontinelli Laurido - Colaboradora

Dr. Gabriel Francisco de Oliveira Alves - Colaborador

Ma. Geany Cleide Carvalho Martins - Colaboradora

Maria Elieusa Costa Vieira - Colaboradora (Voluntária)

Vandercleia Sousa Torres - Colaboradora (Voluntária)