Buscar somente nesse site.

Campus Óbidos

Projeto: Comunidade Acadêmica em Conexão

O mundo e particularmente o nosso país vive um momento em que as consequências da crise sanitária produzida pela pandemia da COVID-19 começam a se desdobrar em crises de todas as ordens como econômicas e sociais, onde a população enfrenta agora de forma mais aguda as crises que pandemia nos trouxe, seja no campo da educação como também na saúde tanto física como mental. Neste contexto em que os mais diversos setores da sociedade civil se unem numa frente de luta contra à pandemia, que vem desde de março causando mudanças drásticas na forma como a nossa sociedade estava ou se percebia organizada. Hoje já é comum falarmos expressões como “velho normal” e “novo normal” e isso tudo causado pela COVID-19. As mudanças são muitas e desnecessárias enumerá-las mas sobretudo mudanças comportamentais, sociais, interpessoais, políticas e econômicas nos fizeram de um instante para o outro nos apercebermos em um novo cenário onde o mundo virtual assumiu um protagonismo em nosso cotidiano, com aulas e reuniões de trabalho sendo realizada de forma virtual, rotina de trabalho substituídas pelo home Office e convidados a viver em isolamento, tendo que sobreviver ao mesmo tempo a uma crise econômica e fazendo dela uma adaptação necessária aos novos modelos de relações profissionais e pessoais. Além destas mudanças, foi preciso ainda aprender a lidar com os diversos sentimentos negativos e a sensação de insegurança e incerteza trazidos por esta nova realidade a que fomos submetidos. Tais sentimentos estão associados ao distanciamento social, medida adotada por ser considerada a mais efetiva no controle da doença, que impacta consideravelmente a saúde mental da população (Brooks et al., 2020) e que muitas vezes comprometem nossas competências profissionais, emocionais, tecnológicas e sociais. Diversos estudos como o de TRENTINI et al. (2020) apontam para o aumento considerável de transtornos mentais como consequência deste novo cenário criado em nossas vidas a partir da crise da pandemia da COVID-19. Neste sentido e considerando o elevado grau de impacto que a pandemia trouxe para sociedade em geral e assim, de forma direta ou indireta para os acadêmicos e servidores, o campus de Óbidos da Universidade Federal do este do Pará, traz para o centro do debate a temática, Os efeitos psicoemocionais da pandemia para se dialogado em uma live onde acadêmicos, servidores e docentes e ainda, a comunidade em geral possam discutir e apontar caminhos de forma coletiva sobre o caminhar humano neste cenário. Sendo que o referido evento se divide em duas lives onde na primeira será apresentado o subtema: Dimensão conceitual dos sentimentos provocados pela pandemia e suas consequências e na segunda, A dor da perda: reações emocionais do luto.

Abertura: 15 de Setembro de 2020 às 17:00

Termino: 29 de Setembro de 2020 às 17:00

Local: Live 1: 15/09/2020 – 17h – Canal da ufopa Campus Óbidos no youtube /Live 02: 29/09/2020 – 17h - Canal da ufopa Campus Óbidos no youtube

Lives:

Tema geral: Os efeitos psicoemocionais da pandemia

Mesa 1: Dimensão conceitual dos sentimentos provocados pela pandemia e suas consequências.

Mesa 2: A dor da perda: reações emocionais do luto.

1.   OBJETIVO GERAL

Desenvolver um diálogo com discentes, e comunidade em geral, sobre os sentimentos negativos causados pela pandemia e, como lidar ou reduzir a angústia, tensão e estresse relativos ao real ou potencial adoecimento, como uma forma de preparação para o pós-crise.

2.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Possibilitar aos acadêmicos, servidores técnicos e docentes e a comunidade em geral reflexões sobre os efeitos psicoemocionais da pandemia na vida e seus aprendizados no enfrentamento de suas consequências.

Fortalecer a relação afetiva da/na comunidade acadêmica como forma de criar cenários de positividade frente a tanta dor e experiencia de perda no seio familiar e no rol de amizades.

Participantes:

Comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Contatos:

Ufopa - Campus Regional Óbidos