Buscar somente nesse site.

Campus Óbidos

Ultima atualização em 19 de Agosto de 2019 às 09:57

O kikalakalu, nga-ki-zuba kia (literalmente: o trabalho, acabei-o já!)

E por haver consolidado suas metas, retornou a Óbidos o acadêmico José Paulo Castro, da turma de Pedagogia2017. Na bagagem, inúmeras histórias vivenciadas em um longínquo País (Luanda, Angola, costa ocidental da África) para onde deslocou-se com a firme pretensão de executar as diretrizes do  Projeto intitulado “A Escola como mecanismo de combate ao trabalho infantil”.
Seus relatos acerca das atividades desenvolvidas nas escolas e outras instituições governamentais incluem palestras nas universidades  públicas e privadas, cursos de capacitação para professores de educação da infância, participação no Movimento Angolano de Combate ao Trabalho Infantil - MACTI, entrevistas em rádios e tvs e outros expressivos atos de sensibilização que objetivam erradicar a excludente política adotada quanto aos direitos das crianças e adolescentes, naquele país
Dentre as responsabilidades cotidianas que executou sob a orientação do professor JOÃO SIMÃO SAMBA destacam-se a lide com as crianças que participaram das ações pedagógicas, somando-se  ainda a necessidade de adaptar-se, naquele breve espaço de tempo, aos costumes, gastronomia, vestimentas,  vários dialetos (umbundu, kimbundu, kikongo, côwe), etc.
Apesar das barreiras enfrentadas diz-se feliz e realizado por haver  tido o privilégio de participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional propiciado pela Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa.

Nguizilu zambote (seja bem-vindo, José Paulo). Temos plena convicção que as sementes, mesmo que timidamente, por você plantadas, paulatinamente se transformarão em árvores frondosas de substanciais e profundas raízes de  solidariedade, justiça, paz, esperança de vida digna e amor ao próximo!

Texto redigido por Elza Soares Barbosa/Coordenadora Acadêmica Ufopa/Campus Óbidos