2022 - Reunião com o NDE do curso de Ciências Biológicas - ICTA

Reunião presencial, realizada com os membros do colegiado do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas - BCB/ ICTA para orientação sobre a inserção da carga horária de extensão como componente curricular. Estiveram presentes a servidora Adrielle Serra, o servidor Raimundo Garcia e o Diretor de Extensão, Roberto paiva, além da coordenadora e dos docentes do referido curso. Algumas das dúvidas respondidas foram: 1. Inserção das disciplinas extensionistas na matriz: Podemos deixar sem estar fixada a disciplina em semestres? Ou temos que determinar em que semestre ela irá ocorrer, pois ficaria a cargo de cada docente ter a disponibilidade para ministrar? Resposta: Os componentes curriculares de extensão precisam estar fixados em semestres previamente determinados na estrutura curricular. 2. Podemos solicitar para a DRA a inserção destas disciplinas em que momento? já no semestre que vem? Resposta: O cadastro dos componentes curriculares na matriz do curso no Sigaa é realizado após aprovação do PCC reformulado pelo Consepe. 3. Os componentes de extensão de outros cursos podem ser usadas pelos alunos do BCB? Poderia ser feito o sistema de equivalência? As atividades extensionistas realizadas nos outros cursos também podem ser utilizadas no BCB? Resposta: Sim. Aplicam-se as regras constantes no Capítulo II do Regimento de Graduação da Ufopa. Assim, há a possibilidade de os coordenadores de curso, no ato do cadastro da estrutura curricular pela Diretoria de Registro Acadêmico, solicitarem o registro da equivalência entre os componentes de extensão e outros componentes curriculares de cursos da Ufopa. 5. Como que o sistema visualiza o cadastramento dos componentes com as atividades de extensão? Resposta: Os componentes curriculares são cadastrados no módulo de graduação do Sigaa como atividades integradoras de formação individuais ou coletivas. As ações de extensão realizadas no âmbito dos componentes curriculares deverão ser cadastradas no módulo de extensão do Sigaa, como programa, projeto, curso e evento.

Data: 10 de Junho de 2022 às 09:00

Local: Sala 210 C do NSA (Unidade Tapajós)