Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 3 de Maio de 2023 às 21:10

Prêmio Protagonismo Amazônico no Cinema

Com a ideia conceitual Olhar Amazônico, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) por meio da Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) , Diretoria de Cultura e Comunidade e Coordenação de Cultura realizou, em 2021, a primeira edição do projeto Prêmio Protagonismo Amazônico no Cinema. Com a iniciativa, produções audiovisuais realizadas por cineastas independentes e radicados na Amazônia, concorreram a uma premiação no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

/media/file/site/procce/imagens/2023/01732c23d27657bf68e8ba9ab3a58e7a.jpg

O objetivo da premiação foi incentivar a finalização de filmes nacionais e nortistas que pudessem discutir a diversidade das expressões artísticas, étnicas, sociais e culturais, valorizando olhares criativos sobre a Amazônia. As narrativas abordaram linhas temáticas como: direitos humanos e justiça social, inclusão de pessoa com deficiência, patrimônio cultural, meio ambiente, línguas e dialetos. Em tempo recorde, da aprovação até a entrega finalizada, foram cerca de 90 dias intensos de trabalho dos jovens produtores audiovisuais independentes.

 

/media/file/site/procce/imagens/2021/7f555243a7cb58f7f6cf16df23463d87.jpg
Foto: Mesa virtual de debate com realizadores premiados no
Festival de Cinema Tarrafa, 2021.

 

Ao todo, cinco documentários foram financiados por meio do Edital Fiam Nº001/2021 – Prêmio Protagonismo Amazônico no Cinema, realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) com apoio da Fundação de Integração Amazônica (FIAM). Acesse todas as etapas realizadas no Edital Fiam Nº001/2021 no LINK: http://www.ufopa.edu.br/procce/documentos/editais-2/editais-vigentes-1/

O edital faz parte de ação estratégica do Projeto de Capacitações Continuadas para o Desenvolvimento Audiovisual do Baixo Amazonas que tem aporte financeiro da Secretaria Nacional do Audiovisual (SAV) / Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo.

 

CONHEÇA OS FILMES DO PROTAGONISMO AMAZÔNICO NO CINEMA:

Bragança: A cidade e o trem

Direção: San Marcelo

Cidade: Bragança, PA

Gênero: Documentário, duração: 17'40''min, linha temática: Patrimônio cultural, ano: 2021

Sinopse: O filme não tem a pretensão de uma abordagem historiográfica da Estrada de Ferro de Bragança-EFB (1883-1965), mas partilhar memórias e provocar conexões em uma cidade através de um período experimentado por três personagens: João Santana, 79 anos, Maria Alves, 76 anos e Raimundo Rocha, 82 anos. O recorte revela como plano de fundo o espaço e o contexto que esses personagens viveram e a relação com a EFB, além de deixar exposto que nossas memórias estão se perdendo no tempo.

Linkhttps://youtu.be/3wVPSVC028U

 

Ouço você falando essas mesmas palavras

Direção: Amanda Poça

Cidade: Santarém, PA

Gênero: Documentário, duração: 12’38”min, linha temática: Línguas e dialetos, ano: 2021

Sinopse: Uma casa-coração, um quintal-vida e o parto, ela transita em sua própria psique em busca do indivisível: a liberdade de escolha.  Este ensaio fabulado é um curta-jornada introspectivo inspirado em Jurema, uma mulher nortista da região do Salgado ligada ao místico e ao religioso construindo futuros através do imaginável experimental.

Linkhttps://youtu.be/oZhFI0md4Ow

 

Juruti Velho: Rastros da Mineração

Direção: Udirlei Andrade

Cidade: Juruti, PA

Gênero: Documentário, duração: 15'33"min, linha temática: meio ambiente, ano: 2021

Sinopse: O documentário destaca os impactos causados pela mineração nas comunidades Capiranga, Jauari e Pau D'Arco, localizadas no Projeto Agroextrativista Juruti Velho, no município de Juruti-Pará.

Linkhttps://youtu.be/BstxK3901tM

 

Mangarataia: Histórias de mulheres com deficiência na Amazônia

Direção: Liendra Malcher

Cidade: Santarém,PA

Gênero: Documentário, 20’ min, Linha temática: Direitos humanos e justiça, Inclusão social (pessoa com deficiência), ano: 2021

Sinopse: O documentário Mangarataia traz histórias contadas por mulheres com deficiência na Amazônia. Aldeci, Naiza, Jéssica, Renita e Keké nos falam sobre suas experiências a partir de seus corpo, relembrando o passado e refletindo sobre o presente. Keké Bandeira, quem nos guia nas conversas, também se apresenta a partir de sua poesia.

Linkhttps://www.youtube.com/watch?v=D9nAuW8eZXI 

 

Nossos passos vêm de longe 

Direção: Adrielle PriscilaTavares (Priscila Tapajowara)

Gênero: Documentário, 15’ min, Linha temática: Direitos Humanos e Justiça Social, Patrimônio Cultural; ano: 2021

Sinopse: “Nossos passos vêm de longe” é uma imersão na narrativa de Seu Elias Vasconcelos, e suas memórias de resistência e organização de negritude na região do Baixo Amazonas. A Filosofia Sankofa de retorno ao passado é o elemento norteador, possibilitando, através desse retorno, ressignificar o presente e construir o futuro. Afro Amazônidas existem e resistem.

Linkhttps://www.youtube.com/watch?v=zYQyhfuKAN0

 

Texto: Luciula Romana (Produtora Cultural)

Atualização realizada em 03/04/2023.