Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 21 de Junho de 2022 às 08:05

49º Encontro Nacional do FORPROEX divulga Carta de Uberlândia


O 49º  Encontro Nacional do FORPROEX (Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições públicas de Educação Superior Brasileiras) ocorreu na cidade de Uberlândia (MG) e teve como tema: A Extensão Brasileira em (nova) perspectiva, de 07 a 09 de junho de 2022 no Campus Santa Mônica, Bloco 5S. 

O encontro reuniu os pró-reitores e as pró-reitoras de extensão das Universidades Públicas a fim de debater os avanços da extensão em tempos complexos e difíceis da política pública brasileira, considerando que a dimensão extensionista vem ocupando, cada vez mais, espaços importantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, nos cursos de pós-graduação e na própria consolidação das Universidades Brasileiras. 

No último dia do 49º Forproex, foi aprovada uma carta denominada “Carta de Uberlândia'', que reforça o papel estratégico da extensão universitária para consolidação dos valores da democracia, da cidadania e do Estado Democrático de Direito. A carta, redigida a partir das discussões dos três dias de Forproex, apontou desafios da extensão universitária, como a resistência de parte da comunidade acadêmica a mudanças nos processos educativos, e deliberou pontos que deverão ser pauta de ação da coordenação nacional do fórum na gestão 2022-2023.

A versão completa da Carta de Uberlândia pode ser encontrada no LINK.

 

21/06/2022

Procce/Ufopa

Com informações da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) e Portal Comunica UFU.