Ultima atualização em 24 de Maio de 2019 às 15:50

Alunos da Escola Irmã Dorothy visitam Laboratório de Arqueologia na Ufopa

Com o objetivo de familiarizar alunos das escolas de ensino fundamental aos assuntos ligados ao patrimônio cultural, história indígena, respeito às populações tradicionais é que o Programa Arqueologia nas Escolas: Histórias da Amazônia, coordenado pela professora e doutora da Ufopa, Anne Rapp Py-Daniel, reúne diversas atividades que aproximem os estudantes da educação básica ao temas da arqueologia. Na última quarta-feira, dia 22/05, foi a vez das turmas do 8° e 9° ano da Escola Irmã Dorothy participarem de uma visita à unidade Tapajós da Ufopa e ao Laboratório Curt Nimuendajú com apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).

De acordo com a professora Anne Rapp, a aproximação com as turmas se deu através de um pedido das professoras Enilda e Ana Cely responsáveis pelo ensino de temas amazônicos na Escola Irmã Dorothy. “Elas queriam aprofundar os temas através da arqueologia e antes de virem à Ufopa tínhamos feito atividades na escola. Falar sobre o que é o espaço universitário e como ele proporciona conhecimento é extremamente importante, a população de Santarém precisa conhecer a universidade que é deles e que atua em diversas esferas através do ensino, pesquisa e extensão”, comenta Anne Rapp.

Esta visita dos alunos do 8° e 9° ano à unidade Tapajós da Ufopa e ao Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú abrangeu um passeio guiado pelo campus apresentando os prédios, as estruturas das salas de aula, a Reitoria, biblioteca e laboratórios ali presentes. Em seguida, os alunos puderam ir ao Laboratório de Arqueologia e conhecer o acervo de peças, material arqueológico e experimental sendo analisado pelos estudantes de graduação da Ufopa.

O projeto de extensão Arqueologia nas Escolas: Histórias da Amazônia já conseguiu trabalhar com aproximadamente 80 escolas estaduais e municipais nos municípios de Santarém e Monte Alegre. Esse trabalho se dá com a participação de professores e alunos da Ufopa que atuam promovendo cursos de capacitação, oficinas e visitas guiadas ao Laboratório de Arqueologia da Ufopa.

Conheça mais sobre o curso de Bacharelado em Arqueologia da Ufopa.

Procce/Ufopa

24/5/2019