Ultima atualização em 3 de Maio de 2021 às 09:44

Lives promovem diálogos sobre Artesanato Tradicional, Patrimônio Imaterial e Propriedade Intelectual

Em comemoração dos seus 18 anos de existência e do lançamento do site Cuias Aíra (www.cuiasaira.com.br), a Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (Asarisan) promoverá nos dias 11, 18 e 25 de maio o evento “Artesanato tradicional, patrimônio imaterial e propriedade intelectual”. Serão três sessões de diálogos sobre experiências de artesãs e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento com a finalidade de valorizar o artesanato tradicional e difundir métodos e instrumentos para a proteção do patrimônio cultural imaterial e da propriedade intelectual associados a esse artesanato.

A Asarisan é titular da primeira marca coletiva do Pará registrada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2014, e foi a proponente do registro do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2015.

A programação faz parte do projeto “Salvaguarda do modo de fazer cuias no Aritapera, Baixo Amazonas, Pará”, selecionado no Edital Patrimônio Imaterial – Lei Aldir Blanc e destina-se a artesãs e artesãos, produtores agrícolas, acadêmicos, técnicos e interessados em geral, que poderão participar das sessões enviando perguntas aos expositores.

O evento conta com a parceria do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultira e Ambiente (Sacaca) e da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão.

Data: 11, 18 e 25 de maio de 2021

Hora: 18 horas

Transmissão: canal do Youtube Cuias Aíra

(https://youtube.com/channel/UCDDn_giss6mK1hvjYDgrAEA)

Inscrições: não serão exigidas, porém quem desejar receber certificado de participação deverá se inscrever previamente em https://www.even3.com.br/cuiasaira/ e assinar a lista de frequência disponibilizada durante as lives. A inscrição é gratuita.

Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (Asarisan)

Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca)

Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Projeto selecionado pelo Edital Patrimônio Imaterial - Lei Aldir Blanc

Artesanato tradicional e patrimônio imaterial

Dia 11 de maio, às 18 horas

Expositoras:

Luciana Carvalho (Sacaca/Ufopa, Santarém/PA)

Marina Zacchi (Greccos UFS/CNPq, Aracaju/SE)

Thaís Brito (Cecult-UFRB, Santo Amaro/BA)

Mediadora

Thais Helena Medeiros (Ouriço Amazônia e Casa Uru Alter hospedaria & alimentação, Santarém/PA)

Marcas coletivas e indicações geográficas de artesanato tradicional

Dia 18 de maio, às 18 horas

Expositores:

Bruno Mileo (Sacaca/Ufopa, Santarém/PA)

Carla Arouca Belas (pesquisadora independente, Canadá)

Patrícia Pereira Peralta (INPI, Rio de Janeiro/RJ)

Mediadora:

Patrícia Chaves (LEEA/Ufopa, Santarém/PA)

Patrimônio cultural, marca e indicação geográfica: e agora, o que acontece com meu artesanato?

Dia 25 de maio, às 18 horas

Expositoras:

Ilana Cardoso (Associação Capim Dourado do Povoado de Mumbuca, Mateiros/TO)

Maria José Souza (Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora/SE – Asderen)

Maria Wbiranilda da Silva de Albuquerque (Associação das Mulheres Rendeiras de Marechal Deodoro/AL – AMUT-MD)

Wendy Sherry (Cooperativa dos Artesãos de Barra Nova/AL – Cooperartban)

Mediadora:

Júlia Brussi (Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa)

Procce/Ufopa

02/05/2021

Evento online destaca patrimônio imaterial