Ultima atualização em 6 de Junho de 2019 às 11:31

Chamada de voluntários para restauro de monumentos históricos da Praça Barão de Santarém

Alunos da Ufopa podem se inscrever nesta quinta e sexta-feira, dias 06 e 07/06, por meio de formulário eletrônico para participar da ação voluntária que realizará serviços de restauração dos monumentos históricos da Praça Barão de Santarém, no Centro. As atividades de restauro ocorrerão em dois sábados, dias 08 e 15/06, de 9h às 13h, com orientação de artesãos da Cooperativa Puxirum. A Diretoria de Cultura vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) vai emitir certificado de participação com carga horária de 4h para cada dia de atividade.

Restaurar os monumentos históricos da Praça Barão de Santarém é uma iniciativa da Cooperativa Puxirum de Artesãos e Artistas em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), junto com o Instituto de Estudos Integrados da Amazônia (INEA).  Desde o dia 1°de junho, artesãos da cooperativa estão empenhados na limpeza física das esculturas. O objetivo é dar mais vida aos monumentos buscando a fidelidade de sua originalidade.

Por isso, a colaboração de voluntários para entregar as obras restauradas até o aniversário da cidade de Santarém, dia 22/06, é essencial para conclusão do trabalho que contribui para a valorização da cultura santarena. Os voluntários inscritos devem se apresentar às 9h, na Praça Barão de Santarém, próximo ao Monumento Vaso de Gargalo e procurar pelo artesão Jefferson Paiva.

Acesse o formulário de inscrições aqui.

Mais informações sobre a Cooperativa Puxirum de Artesãos e Artistas @cooperativapuxirum

Procce/Ufopa

06/6/2019