Ultima atualização em 3 de Setembro de 2018 às 09:23

Curso de capacitação aborda ensino de arqueologia nas escolas

O programa de extensão “Arqueologia nas Escolas: Histórias da Amazônia” da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está organizando mais um curso de capacitação, em parceria com a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e a Secretaria de Educação do Município de Santarém, voltado a professores do ensino fundamental e médio.

O curso “Arqueologia na Educação: novas fronteiras para o ensino” irá tratar do ensino da arqueologia nas escolas por meio de kits educativos, além de compartilhar dados recentes de pesquisas na região amazônica. Será nos dias 12 e 13 de setembro de 2018 na sala 320, 3º andar da Unidade Amazônia. As inscrições são gratuitas, por meio de preenchimento da ficha de inscrição (disponível aqui), pelo e-mail arqueonasescolas@gmail.com ou local do evento. São ofertadas 50 vagas.

Desde 2016, o Programa desenvolve materiais didáticos que trazem conteúdos sobre a arqueologia na região amazônica, referentes a períodos históricos anteriores ao contato com os europeus, vestígios de ocupações recentes e o trabalho do arqueólogo. Produzidos com recursos do Edital MEC/Sisu, começaram a ser distribuídos para escolas e professores no final de 2017.

Já os cursos são atividades complementares, que buscam apresentar o material, os conteúdos interdisciplinares nas áreas de Arqueologia, Antropologia e História, bem como diferentes possibilidades de aplicação em sala de aula. No curso, os professores também receberão os kits pedagógicos para utilizarem nas escolas.

O Programa tem parceria com pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e colaboração de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem como meta ampliar o escopo do projeto e buscar aproximação com as diferentes comunidades dos municípios de Santarém e Monte Alegre.

/media/file/site/procce/imagens/2018/d757ce5e21ac84e195f5c74d5e3969a8.png

/media/file/site/procce/imagens/2018/777a17f52fe776222796814bda2d8af5.jpg