Ultima atualização em 12 de Julho de 2018 às 10:27

Em Óbidos, Ufopa promove curso de Dosvox para acessibilidade de cegos

O Dosvox é um sistema computacional que permite a comunicação com usuários cegos por meio da síntese de voz em português, auxiliando na leitura, escrita, acesso à internet e diversos aplicativos. Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), busca autonomia para pessoas cegas em atividades de estudo e trabalho.

Para ampliar o acesso à ferramenta, o campus de Óbidos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza o curso de Dosvox de 16 a 25 de julho de 2018. A capacitação é voltada para pessoas cegas, acadêmicos de Pedagogia e professores da educação básica da rede municipal e estadual que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A iniciativa é fruto da parceria entre grupos de pesquisa e extensão da Ufopa e a Associação de Pessoas com Deficiências do município de Óbidos.

O curso terá dois momentos de formação: o primeiro, para pessoas cegas domiciliadas em Óbidos, estudantes da educação básica e de movimentos sociais. O segundo, para estudantes e profissionais videntes que utilizem o Dosvox para atividades didáticas. No total, são destinadas 48 vagas, 24 para cegos e 24 para videntes.

Os cursos serão ministrados pelo professor Fábio Lafaiete, da Associação de Cegos do Município de Santarém, no Laboratório de Informática do Campus de Óbidos. Os dias e horários do curso são os seguintes:

• Para pessoas cegas:

- Dias: 16 a 20/7 (10h-12h); 23/7 (10h-12h); 24 e 25/07 (8h-12h e 14h-18h)

- Duração: 30h

• Para acadêmicos e profissionais da educação (videntes):

- Dias: 16 a 20/7 (8h às 10h)

- Duração: 10h

Os interessados podem se inscrever presencialmente, na Gestão Acadêmica do Campus de Óbidos. As inscrições são gratuitas. Mais informações pelo telefone: (93) 99182-7419.

Procce/Ufopa

12/7/2018