Ultima atualização em 21 de Maio de 2019 às 08:15

Excursão pelos museus de Santarém motiva alunos a conhecer história da cidade

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) realizou na última quarta-feira, dia 15/05, a segunda edição da excursão pelos Museus de Santarém Dica Frazão, Arte Sacra e Centro Cultural João Fona para comemorar o Dia Internacional dos Museus celebrado no dia 18/05. Foram 30 participantes entre alunos e servidores da Ufopa, além de visitantes externos interessados em conhecer um pouco da memória santarena.

O primeiro espaço visitado foi o ateliê da artesã e estilista Dica Frazão. O Museu reúne réplicas de peças feitas pela artista e se destaca pela delicadeza do trabalho com matéria-prima disponível na Amazônia, sementes, fibra de entrecasca de madeira, casca de cebola, entre outras peças que podem ser conhecidas no local onde foi sua antiga residência, na Rua Floriano Peixoto, n°281.

Em seguida o grupo percorreu o Museu de História e Arte Sacra da Diocese de Santarém, anexo à Igreja Matriz no Centro, onde foi possível conhecer o acervo da cultura religiosa e documental da Diocese de Santarém incluindo imagens sacras, roupas, pinturas, documentos e fotografias que remontam à Santarém do século XIX.

Ao final da manhã o grupo percorreu o terceiro prédio mais antigo da cidade, onde já funcionou a Intendência Municipal, a Prefeitura, o Salão do Júri, a Câmara Municipal, a Cadeia Pública e atualmente o Centro Cultural João Fona. Lá foi possível ter contato com a história dos governantes municipais de Santarém, além de diversas peças arqueológicas como peixes fossilizados, peças inteiras e fragmentos de cerâmica de várias fases da cultura tapajônica, peças de artesanato indígena, imagens e coleções antigas.

Estudante do curso de Bacharelado Interdisciplinar do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa Arinos Inácio ficou feliz com a iniciativa da universidade “Eu nunca tinha ido a nenhum desses museus e é uma oportunidade de se aprofundar mais sobre a cidade porque muita gente vive aqui, mas não conhece o acervo, a história de Santarém”, comenta o aluno. A Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) vinculada à Procce tem o papel de apoiar e incentivar a realização de ações culturais que valorizem a diversidade de expressões culturais da região Oeste do Pará.

Confira fotos da excursão pelos museus no facebook da Diretoria de Cultura.

Procce/Ufopa

20/5/2019