Ultima atualização em 9 de Dezembro de 2019 às 11:29

I Seminário Integrado de Extensão e Cultura da Ufopa começa nesta quarta-feira dia 11 de dezembro

Servidores, universitários e a sociedade em geral são convidados a participar do I Seminário Integrado de Extensão e Cultura da Ufopa (SIEC) que ocorrerá de 11 a 13 de dezembro na Unidade Rondon da Ufopa, em Santarém, e visa integrar discussões sobre políticas culturais na região Oeste do Pará, a inserção das ações de extensão universitária nos currículos de graduação da Ufopa e também socializar experiências de jovens empreendedores que atuam nas empresas juniores. O Seminário é aberto ao público e gratuito, sendo realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). As inscrições serão feitas no local do evento.

A sessão de abertura oficial ocorrerá no dia 11/12, às 9h, com palestra da jornalista Úrsula Vidal, atual Secretária de Cultura do Estado do Pará (Secult-PA) que fará explanação abordando o tema principal do evento “A importância da Cultura e da Extensão Universitária no interior da Amazônia”. Nos três dias de atividades acontecem o 2° Fórum de Cultura da Ufopa, o 1º Encontro da Creditação e o 2° Encontro das Empresas Juniores. Ciclos de palestras, oficinas, mesa redonda e lançamentos de publicações e vídeos produzidos pelo Estúdio de Áudio e Vídeo da Ufopa – Encontro das Águas buscam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências sobre a inserção da extensão nas diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no meio acadêmico.

Dentre as atividades culturais confirmadas estão o músico Jonn Pantoja que interpretará a canção “Odisséia Amazônica” durante cerimônia de abertura no dia 11/12 a partir das 9h; o lançamento do filme Bacurau também no dia 11, às 19h e uma sessão do projeto Palco Aberto na cerimônia de encerramento, no dia 13/12, às 15h. A Procce por meio da Diretoria de Cultura e Comunidade prestará homenagem à memória da artesã paraense Dica Frazão, que faleceu em maio de 2017 deixando um legado de obras confeccionadas com matéria-prima da floresta Amazônica, prestigiada por rainhas e presidentes, além de ter fundado em Santarém um Museu homônimo. O Prêmio Artista do Ano será entregue para dona Helena Frazão, filha da artesã que mora em Santarém. Todas as atividades do I SIEC acontecem no Auditório Wilson Fonseca ou salas da unidade Rondon.

Confira a programação completa no site do evento: https://ufopasiec.home.blog/

Procce/Ufopa

09/12/2019