Ultima atualização em 9 de Setembro de 2021 às 23:48

Procce lança edital de fomento e bolsas para projetos de extensão

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão - Procce, por meio de sua Diretoria de Extensão, lançou o Edital nº 002/2021, do Programa Extensão na Comunidade - PEC, que visa conceder auxílio financeiro e bolsas de extensão a projetos que envolvam estudantes de graduação da Ufopa, para viabilizar a execução de ações de extensão universitária nas suas diversas áreas temáticas, voltadas à grande área que compreende o Residencial Salvação e a ocupação Bela Vista do Juá, na cidade de Santarém-PA. As comunidades atendidas pelos projetos dos Campi fora de sede serão definidas pelos próprios projetos, considerando os públicos-alvo definidos no edital.

Requisitos para concorrer: O coordenador do projeto deverá ser docente do quadro permanente da Ufopa, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva, não estar afastado ou licenciado integralmente da instituição, não ocupar função gratificada ou cargo de Direção na Procce e não fazer parte do Comitê Gestor dos Programas Institucionais – CGPrits.

Auxílio financeiro: Serão selecionados 20 (vinte) projetos, dentre os quais, 14 (quatorze) do Campus Santarém e 6 (seis) dos campi fora de sede, sendo 1 (um) projeto por campus (Alenquer, Itaituba, Monte Alegre, Juruti, Óbidos e Oriximiná). A cada projeto aprovado será concedido o valor único de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) , a ser pago como Bolsa-auxílio, diretamente na conta do docente coordenador do projeto.

Bolsas Pibex: Cada projeto contemplado no edital terá direito a 2 (duas) bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex, no valor do R$ 400,00, durante 12 meses, destinadas a estudantes de graduação regularmente matriculados na Ufopa. No âmbito de cada projeto, pelo menos uma das bolsas será implementada na modalidade Pibex-AF.

Inscrições: Serão realizadas por meio do cadastro do projeto de extensão via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa (sigaa.ufopa.edu.br/sigaa), no Portal docente, Menu Extensão, de acordo com o tutorial disponibilizado na página de editais vigentes da Procce.

Análise e julgamento das propostas:  Ocorrerão em duas etapas: Etapa 1 – Homologação das Inscrições: de caráter eliminatório, se dará com base na análise, pelo Comitê de Extensão da Ufopa, da adequabilidade do projeto à normativa do edital, seguindo todos os critérios deste. Etapa 2 – Análise do Mérito do Projeto: de caráter classificatório e eliminatório, se dará com base na análise técnica, por avaliadores Ad hoc preferencialmente externos, selecionados pela Comissão do Edital.

Datas importantes: Atualizado em 09/09/2021

• Recebimento de Inscrições: 08/09 a 03/10/2021
  • Divulgação das inscrições homologadas: 06/10/2021
  • Interposição de recursos às inscrições homologadas: 07 e 08/10/2021
  • Divulgação das inscrições homologadas após recursos: 11/10/2021
  • Avaliação das propostas pelos Avaliadores Ad hoc:14/10 a 04/11/2021
  • Divulgação do resultado preliminar: 05/11/2021
  • Interposição de recursos ao resultado preliminar: 08 e 09/11/2021
  • Divulgação do Resultado final: 10/11/2021
  • Seleção dos discentes bolsistas e voluntários pelos docentes dos projetos:12 a 26/11/2021
  • Vigência dos projetos e planos de trabalho: 01/12/2021 a 30/11/2022

O sitio eletrônico para acompanhamento das etapas do edital é a página de editais vigentes do site da Procce: http://ufopa.edu.br/procce/documentos/editais-2/editais-vigentes-1/

Quaisquer esclarecimentos sobre o certame deverão ser solicitados pelo e-mail extensaoufopaeditais@gmail.com.

3/9/2021

Procce/Ufopa