Ultima atualização em 10 de Setembro de 2021 às 16:22

Procce realiza a palestra virtual "Educação Midiática na Era da Informação" dia 16 de setembro

Na próxima quinta-feira (16/09), a partir das 16 horas, acontecerá a palestra virtual "Educação Midiática na Era da Informação: Desafios do século XXI" que traz como convidada a Dr.ª em Comunicação e Cultura, Regina Lima, pesquisadora e docente que atua na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (Facom/UFPA), em Belém. Este é o segundo encontro de um ciclo de diálogos que objetivam expandir reflexões sobre a importância da cultura na vida acadêmica e para sociedade em geral.

A palestra é gratuita, será transmitida pelo Google Meet e os participantes receberão certificado de 2h/aula. É necessário fazer inscrição prévia no link: https://bityli.com/iLuGD

A palestra virtual é voltada para discentes e servidores da Ufopa, professores das redes de ensino estadual ou municipal e profissionais que atuam no campo da cultura ou comunicação. Além de destacar a transversalidade da cultura no meio acadêmico, a convidada vai abordar questões como: letramento digital, cidadania cultural, direito à informação e os desafios de uma democracia que enfrenta o fenômeno das fake news.

Diálogos sobre Cultura e Educação: Neste segundo semestre, de agosto a novembro de 2021, a Diretoria de Cultura e Comunidade vai promover palestras virtuais gratuitas que contarão com a presença de pesquisadores que abordarão aspectos diversos ligados ao campo das políticas culturais. O objetivo é que participem representantes da comunidade acadêmica, como professores, técnicos em educação e discentes, mas o convite é estendido aos agentes e produtores culturais, membros de coletivos e todos e todas que desejam construir um debate amplo sobre a presença da cultura de forma transversal e interdisciplinar na cena universitária.

Sobre Regina Lima

Jornalista e Publicitária pela UFPA,  Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Pós-Doutora em Políticas de Comunicação pela UNB. Atuou como Chefe de Departamento do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (2001-2002), Presidente da Fundação de Radiodifusão do Pará - Funtelpa (2007 a 2010), Presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais - ABEPEC (2009 a 2010), Ouvidora-Geral da Empresa Brasil de Comunicação - EBC (2011-2013)e Ouvidora do Ministério da Cultura (MINC).

Atualmente é vice-coordenadora do Grupo de Estudos Mediações, Discurso Sociedade Amazônicas (GEDAI). É Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará e Vice-Diretora da Faculdade de Comunicação. Coordena, na Universidade Federal do Pará, o projeto de pesquisa: Análises dos Conteúdos Audiovisuais Midiáticos na Amazônia, projeto Extensão: Discussão e Formação em participação social para gestão de Ouvidorias, Projeto de extensão Jambu Festival e projeto de extensão Conexão Periferia.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Política e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação pública, comunicação e cidadania, comunicação, audiovisual e televisão pública.

Serviço:

Palestra virtual: Educação Midiática na Era da Informação: Desafios do século XXI

Convidada: prof.ª Drª Regina Lima

Data: 16 de Setembro de 2021.

Horário: De 16h às 17h30

Local: Google Meet

Inscrições no link: https://bityli.com/iLuGD

Procce/Ufopa

09/09/2021

Diálogos receberá a pesquisadora Regina Lima, da UFPA.