Ultima atualização em 3 de Outubro de 2023 às 16:25

Procce realiza exibição única em Santarém do filme “Marte Um”, com presença do diretor Gabriel Martins.

No dia 26 de outubro de 2023, a PROCCE, sob a coordenação da Diretoria de Cultura e Comunidade, realizará sessão de exibição  gratuita do filme “Marte Um”. A exibição acontecerá no auditório central da Unidade Tapajós da universidade, a partir das 18h. Após a exibição, haverá um bate-papo com o diretor do filme, Gabriel Martins e com Rimenna Procópio, diretora de arte da obra.

“Marte Um” conta a história da família Martins, que vive na periferia de Contagem (Minas Gerais). Trata-se de uma família negra de classe média baixa que sente uma tensão em sua nova realidade após a posse de um novo presidente do Brasil. É neste cenário que cada personagem passa a vivenciar diferentes desafios em seu cotidiano. Dentre estes personagens, temos Deivinho, que sonha em ser astronauta (ou astrofísico) e que, para realizar este sonho, cada pessoa da família de Deivinho precisará lidar com muitas questões pessoais. O elenco do filme é composto por Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin.
O filme é dirigido pelo cineasta Gabriel Martins, nascido na cidade de Contagem, local onde se passa a história de “Marte Um”. Gabriel estudou cinema, vídeo e fotografia no Centro Universitário UNA. Sua trajetória como realizador começou com o curta Meu Amigo Mineiro (2012). “Marte Um” marca a estreia de Gabriel Martins em um longa solo.
“Marte Um” foi um dos pré-indicados pelo Brasil ao Oscar de 2023 e esteve entre os filmes selecionados para o Festival de Cinema de Gramado de 2022, sendo premiado nas categorias de Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e o Prêmio Especial do Júri. A obra cinematográfica também se consagrou como a grande vencedora do 23º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, recebendo oito troféus: Melhor Longa-Metragem de Ficção, Direção, Roteiro, Ator (Carlos Francisco), Ator Coadjuvante (Cícero Lucas), Fotografia, Som e Montagem.

Cartaz Marte Um

Além da exibição do filme, a Diretoria e a Coordenação de Cultura também promoverão uma oficina de formação cujo tema é “Iniciação ao Cinema”, ministrada por Gabriel Martins e Rimenna Procópio. A oficina será realizada no dia 27 de outubro de 2023 (sexta-feira) das 09h às 12h, com inscrição através do link: https://forms.gle/psCvTJwTGtJSt8YT6

Cartaz Marte Um Oficina

Tanto a entrada na exibição do filme quanto a inscrição na oficina de formação são gratuitas e abertas ao público (sendo a oficina voltada para artistas locais). Haverá emissão de certificado de participação. Tanto a comunidade da Ufopa quanto o público externo são convidados a participar deste momento.

Nos acompanhe na rede social:

@procce.ufopa

Procce/Ufopa