Ultima atualização em 27 de Junho de 2022 às 15:42

Procce retoma reuniões do Comitê de Cultura da Ufopa e objetiva ampliar participação da sociedade civil

A Procce, em reunião realizada no dia 24/6, no Auditório Wilson Fonseca, na unidade Rondon da Ufopa, campus Santarém, retomou as atividades do Comitê de Cultura da Ufopa, conforme previsto pela Resolução nº81/2015. A Política de Cultura da Ufopa é um dispositivo importante para o desenvolvimento institucional da universidade, buscando contribuir para o exercício dos direitos culturais e incentivar a valorização e a difusão das manifestações artístico-culturais.

A Pró-Reitoria convidou as unidades acadêmicas e unidades administrativas a indicarem membros para o comitê de cultura (titular e suplente), além de três representantes dos alunos (sendo dois, um de cada gênero, indicados pelo Diretório Central dos Estudantes, e um indicado pelo Diretório Acadêmico Indígena) e um representante da sociedade civil indicado pelo Conselho Municipal de Cultura de Santarém. Na ocasião, estiveram presentes representantes da PROAD, PROGES, PROPPIT, ICED, ICTA, IBEF, Ufopa – Itaituba, CEQ-Ufopa (Coletivo de Estudantes Quilombolas) e, pela primeira vez, representantes do movimento fazedores e fazedoras de cultura de Santarém que participaram do encontro como convidados da sociedade civil.

/media/file/site/procce/imagens/2022/6dd3576beb224f7bd90cf44d1df699f0.JPG
Procce, representantes das unidades acadêmica e administrativa da Ufopa
e fazedores e fazedoras de cultura de santarém.

Dentre as pautas definidas para a reunião, foi apresentada a nova gestão da Procce e um breve resumo das atividades realizadas pela equipe da Diretoria de Comunidade e Cultura (DCC), vinculada à Procce. O comitê aprovou por unanimidade as seguintes deliberações: ampliar a representação da sociedade civil no comitê; ampliar a representação dos campi fora de sede no comitê; incluir representação dos estudantes quilombolas, negros, LGBTQUIA+ e PCDs no comitê; aprovou que as reuniões ordinárias ocorrerão a cada três meses. Na ocasião forma criados dois grupos que ficarão responsáveis por finalizar a revisão da Política de Cultura da Ufopa e iniciar os trabalhos para o Plano de Cultura 2023-2025. A próxima reunião do Comitê ocorrerá em agosto de 2022.

Procce / Ufopa

27/06/2022