Ultima atualização em 22 de Abril de 2021 às 16:26

Projeto Iurupari da Ufopa abre vagas para interessados em arte teatral

O projeto de extensão Iurupari Grupo de Teatro, da Universidade Federal do Oeste do Pará, está com inscrições abertas aos interessados pela arte teatral, acima de 15 anos, e que queiram desenvolver atividades cênicas no ano de 2021.

São ofertadas 20 vagas. As inscrições começaram hoje, 19 de abril, e vão até o dia 2 de maio por meio de formulário digital disponível no blog do projeto: http://iurupari.blogspot.com.br/.

O interessado precisa anexar uma carta de intenção, respondendo a: Por que fazer teatro no projeto Iurupari – grupo de teatro da Ufopa? A carta deverá conter, no mínimo, 30 linhas de texto, redigido em software editor de texto (exemplo: Microsoft Word ou LibreOffice), em fonte “Times New Roman”, tamanho “12”, com cabeçalho contendo o título “Carta de Intenção”, “nome do (a) interessado (a)”, “idade”, a “pergunta determinada” e a “redação”. A carta, devidamente escrita e seguindo as recomendações, deverá ser salva em PDF e anexada ao formulário de inscrição on-line.

Havendo excedente de inscrições, a equipe de execução do projeto fará uma prévia seleção das inscrições realizadas, mantendo o limite estipulado de 20 participantes. As inscrições deferidas e indeferidas, se houver, serão encaminhadas para os e-mails dos inscritos no dia 6 de maio, contendo informações quanto ao primeiro encontro a ser realizado no dia 8 de maio, de forma presencial ou virtual, dependendo do cenário da pandemia em Santarém.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Leando Cazula, “as atividades iniciais visam desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para que cada qual explore sua potencialidade, e posteriormente coloque-a em prática com o grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro”.

O projeto

O Projeto Iurupari da Ufopa é ligado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced) e à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), desenvolvido desde 2015,  com o objetivo de formar um grupo de pessoas dispostas ao fazer cênico. “Para que elas possam exercer a atividade teatral entre si, e posteriormente se empenharem para apresentações variadas, a fim de se efetivar um projeto de cultura e extensão com atividades artísticas no âmbito acadêmico, mas que também se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral”, destacou o coordenador.

Essa etapa será realizada de 8 de maio a 18 de dezembro de 2021, com carga horária de 180 horas. Prevê atividades remotas pelo Google Meet e presenciais com encontros no auditório Wilson Fonseca/Unidade Rondon.

Equipe:

Coordenador: Leandro Pansonato Cazula – Iced/Ufopa