Ultima atualização em 18 de Junho de 2018 às 17:49

Ufopa apresenta experiência de extensão em encontro de gestores no Pará

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participa do I Encontro de Gestores de Extensão do Pará, que ocorre nesta segunda-feira, 18 de junho de 2018, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém-PA.

Idealizado a partir do Fórum de Representantes de Instituições de Ensino e Pesquisa do Pará, o evento busca criar uma rede colaborativa para discutir ações que envolvam extensão em instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas do estado.

O pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa, Marcos Prado, apresentou na manhã de hoje a experiência do programa “Arqueologia nas Escolas: Histórias da Amazônia”, desenvolvido em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e financiado pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext/Sesu/MEC), sob coordenação das professoras Anne Rapp Py-Daniel e Myrtle Pearl Shock, do Instituto de Ciências Sociais (ICS).

O programa lançou materiais didáticos voltado ao ensino básico, apresentando resultados recentes de pesquisas interdisciplinares em Arqueologia, Antropologia e História na região Oeste do Pará. Foram quatro livros e kits pedagógicos distribuídos em escolas e disponibilizados gratuitamente pela internet: “Arqueologia e suas aplicações na Amazônia”, “Uma Santarém mais antiga sob o olhar da Arqueologia”, “Descobrindo a Arqueologia” e “Guia Arqueológico do Parque Estadual de Monte Alegre”.

"É uma oportunidade muito importante que tem como objetivo integrar as instituições que prestam serviço à sociedade para utilização de recursos comuns, aumentando os impactos positivos das ações extensionistas na sociedade", destaca o pró-reitor da Ufopa.

À tarde, os representantes de universidades e instituições de pesquisa se reuniram para discutir a criação de um grupo de trabalho que irá tratar de mecanismos para ampliar as ações de extensão no estado: "A partir dessa reunião, foi criado um grupo de trabalho para buscar estratégias para contornar a escassez de recursos financeiros destinados à extensão e possibilitar até um crescimento das atividades de extensão, considerando a integração entre as diferentes instituições", afirma Prado.

/media/file/site/procce/imagens/2018/1a934ea00c4a6e3be31ee7451be44014.jpg /media/file/site/procce/imagens/2018/52262c113bc429018de66691e9c3b398.jpg

Procce/Ufopa

18/6/2018