Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 29 de Junho de 2021 às 15:33

Procce e Casa das Artes abrem inscrições para oficina Audiovisual documental de baixíssimo orçamento


Com o objetivo enriquecer o repertório dos participantes sobre a elaboração de projetos para documentário de baixíssimo orçamento, metodologias e desafios próprios do cinema feito no Brasil e na Amazônia, a Diretoria de Cultura e Comunidade, vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão, da Universidade Federal do Oeste do Pará (DCC/ Procce / Ufopa), em parceria com a Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP), abrem inscrições para a oficina AUDIOVISUAL DOCUMENTAL: formatos e estratégias para projetos de baixíssimo orçamento, que ocorrerá de 12 a 16 de julho de 2021, de forma virtual, no horário de 09h às 12h.

A atividade é gratuita e será conduzida por José Viana, educador paraense, artista, montador e gestor cultural da Associação Fotoativa, sediada em Belém, Pará. Faça sua inscrição AQUI

Além da capacitação gratuita, a ideia é que produtores independentes do oeste paraense participem da formação, elaborem seus projetos e sintam-se estimulados à submeter propostas de baixo custo no concurso PRÊMIO PROTAGONISMO AMAZÔNICO NO CINEMA, realizado pela Ufopa com apoio da FIAM, e que vai premiar OITO PRODUÇÕES DE CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL com valores de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada. O edital está com inscrições abertas até 21 de julho de 2021, saiba mais informações AQUI.  

SOBRE A OFICINA: De caráter dialógico e prático, exercícios de escrita serão propostos no decorrer dos encontros, para que cada participante, dentro de sua linha temática de interesse, conceba um mapa de seu projeto, capaz de subsidiar a escrita de Sinopse, Argumento e Objetivos, ao articular ideias, dispositivos e tecnologias para sua realização. A partir de brevíssimo panorama do cinema documental, com enfoque no cinema brasileiro e amazônico contemporâneo, a presente oficina se propõe a compartilhar e discutir sobre formatos possíveis para o audiovisual documental.

/media/file/site/procce/imagens/2021/54a7c8a04d59ac7c0e194bdaca867037.jpg
José Viana, educador paraense. Imagem: Arquivo pessoal do artista

JOSÉ VIANA: Vive e trabalha em Belém/PA. Artista, educador, montador e gestor cultural. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes / UFPA. Foi Professor Substituto no Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual (UFPA/2017-2019), onde ministrou as disciplinas Documentário, Projeto Audiovisual I e II, e disciplinas de Técnicas de Som e Imagem. É gestor cultural da Associação Fotoativa, onde conduz e fomenta a elaboração de projetos culturais e coordena desde 2015 a Mostra de Projeções Fotoativa. Em 2014, com Camila Fialho, realizou o documentário Terra pra Quem - ocupações urbanas irregulares no sudeste do Pará (26 minutos) e em 2020 foi montador do documentário Campina, de Rodrigo José Correa (52 minutos). Em sua produção artística investiga o tema da paisagem como experiência, ao relacionar o vídeo, a fotografia, o som e o texto em instalações cujo interesse está na inserção do espectador em um espaço ficcional construído com elementos da realidade.Mais informações no site: http://joseviana.cargo.site

 

Oficina AUDIOVISUAL DOCUMENTAL: formatos e estratégias para projetos de baixíssimo orçamento

Data: De 12 a 16 de julho de 2021

Horário: De 09h às 12h

Local: Via Google Meet

Inscrições até 09 de julho, no link: https://docs.google.com/forms/d/1ZbZymZS1KYB0fz7_dwRVBhQOY3a__iaaKmD5-trPyEY/edit

 

29/6/2021

Procce/Ufopa

 

Inscrições até 09/07/2021