Ultima atualização em 28 de Maio de 2018 às 09:54

Ufopa oferta curso básico de manuseio em estações sismológicas

O Laboratório de Estudos Sísmicos e Sismológicos da Amazônia (Lessam) e o projeto de extensão “Patrimônio Histórico Arquitetônico e Geológico: Iniciativas da Divulgação e Conscientização através da Educação” da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promovem o minicurso em manuseio de estações sismológicas, de 7 a 9 de junho de 2018, na Unidade Tapajós.

As estações sismográficas têm grande importância para a Sismologia. São equipamentos que registram terremotos locais e distantes cujos dados são utilizados para localização e mensuração de terremotos naturais e artificiais, estudos da estrutura interna da Terra, além de prevenção e previsão de desastres naturais ocasionados por terremotos.

O objetivo do minicurso é propiciar o entendimento sobre a aplicação e instalação de estações sismográficas triaxiais de banda larga, isto é, que registram tremores em três direções. Voltado para alunos de ensino superior a partir do 4º semestre e estudantes do 3º ano do ensino, irá abordar a teoria sobre estações sismográficas, prática de campo e processamento de dados.

As inscrições podem ser realizadas no Lessam, na Unidade Tapajós, ou pelo e-mail lessam.ufopa@gmail.com, informando nome completo, curso, e-mail e telefone. Há 15 vagas disponíveis, 12 para discentes da Ufopa 3 abertas à comunidade externa. A carga horária é de 20 horas.

Veja a programação do curso aqui.

Mais informações:

lessam.ufopa@gmail.com