Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 3 de Maio de 2019 às 14:43

Procce realiza programação cultural para homenagear museus de 13 a 17 de maio


De 13 a 17 de maio, a Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC) da Ufopa promove nos câmpus Rondon e Tapajós, em Santarém, programação cultural variada em alusão a 17ª Semana Nacional dos Museus que destaca o tema “Museus como Núcleos Culturais: O futuro das tradições”. As ações são voltadas à comunidade acadêmica e ao público em geral.

A Semana inicia com duas oficinas temáticas que acontecerão no Laboratório de Arqueologia, no campus Tapajós da Ufopa. Nos dias 13 e 14/05, as professoras Anne Rapp Py-Daniel e Myrtle Pearl Shock apresentam como se desenvolve o trabalho do arqueólogo, peças e materiais encontrados em Santarém na oficina “Conhecendo a Arqueologia Santarena”. Nos dias 15 e 16/05, o ceramista Jefferson Paiva dará noções básicas sobre esculturas tapajônicas na oficina “Modelagem em cerâmica”. As vagas são limitadas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Diretoria de Cultura da Ufopa realizará uma excursão pelos museus de Santarém. A concentração será no dia 15/05, às 08 horas, no campus Amazônia da Ufopa, em frente à garagem na Trav. Professor Antônio Carvalho. Serão visitados os museus Arte Sacra de Santarém, Dica Frazão e Centro Cultural João Fona, oportunidade para conhecer os espaços e os acervos. Serão disponibilizadas 25 vagas.

Para quem aprecia a arte da fotografia, haverá uma exposição, de 13 a 17/05, em homenagem aos museus. A exibição será no Centro Cultural João Fona, em parceria com a Prefeitura de Santarém. No campus Rondon da Ufopa também haverá exposição de cerâmicas regionais, de 9h às 19h, no dia 17/05. 

Música

No dia 17/05 a Ufopa vai promover um encontro musical dos mestres do Carimbó do Oeste do Pará. A partir das 17h30 no campus Rondon da Ufopa (Bloco H) estarão reunidos os Mestres Chico Malta, Hermes Caldeira, Osmarino Cumaruara e Paulinho Barreto, acompanhados pelo grupo Tatu Kanastra. Eles integram o Movimento de Carimbó do Oeste do Pará e têm realizado diversas ações de salvaguarda para estimular e divulgar a cultura do carimbó. Será aberta ao público com entrada franca.

Inscrições

Para participar da excursão e oficinas temáticas é preciso fazer inscrição prévia por formulário online, pois o número de participantes é limitado devido a capacidade do transporte e do laboratório. 

Excursão pelos Museus de Santarém (25 vagas), acesse o formulário aqui.

Oficina "Conhecendo a Arqueologia Santarena" (25 vagas), acesse o formulário aqui

Oficina " Modelagem de Cerâmica" (10 vagas), acesse o formulário aqui.

 

/media/file/site/procce/imagens/2019/22aab06a3dab96fea7176f59c337b6f1_rB00Yp3.jpg

Procce/Ufopa

02/05/2019