Ultima atualização em 3 de Outubro de 2019 às 15:25

Bibliotecas da Ufopa em Santarém passam por obras de ampliação e modernização

Fechadas até o início do segundo semestre letivo de 2019, as bibliotecas da Ufopa em Santarém passam por obras de ampliação e modernização. Na unidade Rondon, a obra iniciada dia 22 de julho é direcionada a reparos na estrutura do prédio, para tratar fissuras que surgiram na laje do mezanino e nas paredes. “Vamos reforçar a estrutura da laje, para isso será necessário trocar o piso, colocar um novo. Também faremos a renovação da pintura interna dos dois pavimentos”, explica o superintendente de Infraestrutura da Ufopa, Vítor Viana. O serviço visa à segurança não apenas dos servidores que trabalham no local, mas também dos usuários.

A biblioteca da unidade Tapajós está sendo ampliada para receber o acervo da biblioteca da unidade Amazônia, que deixará de existir devido ao plano de desocupação do prédio da avenida Mendonça Furtado. “Faremos as adequações necessárias para adaptar o espaço onde funcionavam salas de aula do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). Essas salas que ficavam ao lado da biblioteca do Tapajós serão incorporadas ao espaço”, informa Viana.

A mudança da unidade Amazônia para o Tapajós começa na segunda, 29 de julho. Com a ampliação, o acervo da biblioteca do Tapajós passará dos atuais 17.033 exemplares para 27.800 exemplares, incluindo livros, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), teses, dissertações, periódicos e materiais de audiovisual. Além disso, a biblioteca deve receber, em breve, cerca de mil novos livros que foram adquiridos pela Universidade.

“Não conseguiríamos colocar esses livros na unidade Amazônia. Com a ampliação no Tapajós, vamos conseguir disponibilizar esse material para os usuários em um mobiliário mais moderno, que são as estantes novas que já temos, mas que ainda estão no almoxarifado porque não tínhamos espaço para montá-las. Além disso, com a união dos acervos, haverá um número maior de títulos disponíveis para empréstimo”, destaca o diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Ufopa, Mayco Chaves.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/bda121d0d779a32ee02b5670299c2c5d.jpg

Uma das salas de aula que serão incorporadas à biblioteca do Tapajós para ampliação do espaço.
Na imagem, o novo mobiliário em que será disponibilizado o acervo. Foto: Sinfra.

No total, os serviços nas bibliotecas somam um valor aproximado de R$ 55 mil. Segundo o diretor do Sibi, as obras garantirão espaços seguros e acolhedores à comunidade acadêmica.  “O principal benefício para os usuários é o acesso à informação por meio dos materiais informacionais e bibliográficos que as bibliotecas disponibilizam para dar apoio às atividades acadêmicas”, ressalta Chaves.

Assim que as obras forem concluídas, o novo sistema de segurança adquirido pela Ufopa será instalado nas bibliotecas de Santarém. O sistema de radiofrequência permitirá maior segurança e confiabilidade das informações, além da segurança patrimonial.

Fonte: Comunica/Ufopa.