Ultima atualização em 10 de Abril de 2024 às 10:29
19 de Abril de 2023 às 17:03
O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) tem permissão para cadastrar processos digitais (PDs) no Sipac referentes aos assuntos mapeados disponíveis AQUI.
Para garantir a eficiência e agilidade na abertura dos processos digitais no Sipac, é importante atentar para os critérios obrigatórios a seguir:
Exemplos de assuntos mapeados (para facilitar a busca, utilize o atalho Crtl+F ou clique na opção de busca do seu navegador e procure por termos relacionados a sua demanda):
Em 2 de janeiro de 2024, a Resolução n° 302/2023 - Consun entrou em vigor, estabelecendo as seguintes diretrizes:
Os docentes que desempenham atividades administrativas não remuneradas, como a vice-coordenação de curso, poderão alocar até 15 horas semanais para essa finalidade (art. 32, inc. II). A Progep e/ou a Gestão Superior serão responsáveis por orientar, direcionar e registrar ações relacionadas a atividades administrativas remuneradas, não remuneradas e afastamentos (art. 37, inc. IV).
A carga horária destinada às atividades administrativas não remuneradas não poderá ser exercida exclusivamente durante o período noturno (parágrafo único do art. 32).
Recomenda-se que os diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de cursos mantenham agendas públicas em sites institucionais, disponibilizando informações sobre seus horários de atendimento ao público (§ 1º do art. 31).
Compete ao curso distribuir a carga horária dos docentes de acordo com as demandas da unidade acadêmica à qual estão vinculados, respeitando a legislação em vigor. Além disso, os turnos de trabalho dos docentes devem obedecer aos horários definidos no Regimento de Graduação da Instituição (art. 13).
O Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) é recomendado para eventos de médio a grande porte, que envolvam maior complexidade, como submissão e avaliação de trabalhos, gerenciamento da programação, emissão de credenciais, entre outros.
O SIGEventos é gerenciado pela Assessoria de Comunicação da Ufopa, conforme Resolução nº 282/2020 - Consun. Portanto, qualquer solicitação de utilização do sistema deve ser encaminhada para este setor por meio do GLPI. Recomendamos a leitura do manual do SIGEventos, disponível no seguinte link: http://www.ufopa.edu.br/comunicacao/comunica/administrativo/sigeventos/regras-de-uso-2/
Para solicitar a emissão de certificados de participação em eventos , via https://certificados.ufopa.edu.br/, siga cuidadosamente as seguintes orientações:
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD), promove regularmente cursos de capacitação para os servidores da Ufopa.
Para participar, os interessados devem efetuar suas inscrições pelo Sistema Integrado de Recursos Humanos (SigRH), seguindo o caminho Capacitação → Inscrições → Realizar inscrições. Lá, você encontrará a lista completa dos cursos disponíveis e poderá escolher aqueles que mais se alinham aos seus objetivos de desenvolvimento profissional.
Espaço | Sala | Bloco | Unidade | Responsável | Solicitação |
---|---|---|---|---|---|
Auditório Tapajós | - | BSE | Tapajós | Cerimonial | GLPI |
Auditório Wilson Fonseca | - | - | Rondon | Cerimonial | GLPI |
Auditório NTB | - | NTB | Tapajós | Cerimonial | GLPI |
Espaço Cultural Hélcio Amaral | - | - | Rondon | Procce | GLPI |
Espaço Madeirão | - | - | Tapajós | Proges | Link |
Estúdio de Áudio e Vídeo Encontro das Águas | - | - | Rondon | Procce | GLPI |
Laboratório de Ensino do ICS | 326 | BMT1 | Tapajós | ICS | Link |
Laboratório de Tecnologia e Inovação | 217 | BMT1 | Tapajós | ICTA | lab.tecnologiaeinovacao@gmail.com |
Laboratório de Informática | 145 | BMT2 | Tapajós | IEG/Ibef | Link |
Laboratório de Informática 03 - LABIN 03 | - | H | Rondon | Iced | Link |
Laboratório de Metodologias Ativas | 306 | BMT1 | Tapajós | IFII | gadm.cfi@ufopa.edu.br |
Miniauditório | 327 | BMT2 | Tapajós | ICS | Link |
Miniauditório | HA1 | H | Rondon | Iced | Link |
Miniauditório | H305 | H | Rondon | Iced | Link |
Restaurante Universitário | - | - | Tapajós | Proges | Link |
Salas de aula | - | BSE/NSA | Tapajós | ICS | Link |
Salas de aula | - | R/H | Rondon | Iced | Link |
Salas de aula | - | BSE/NSA | Tapajós | Isco | coordenacaoacademica.isco@ufopa.edu.br |
Salas de aula | - | NSA | Tapajós | IEG | cad.ieg@ufopa.edu.br |
Demandas de publicação na página principal da Ufopa devem ser enviadas por meio do GLPI, escolhendo a opção "Comunicação".
Para solicitar uma publicação no site do ICS, o servidor/aluno deve preencher o formulário abaixo e enviar para a Secretaria Executiva do ICS (exec.ics@ufopa.edu.br):
Formulário de Atendimento às Demandas de Comunicação do ICS.
Para divulgar notícias nos cursos, solicite às coordenações por meio dos seguintes e-mails:
A UFOPA aderiu à implantação do novo Sistema de Atestado Web do Governo federal através do app SouGov.
Todos os atestados devem ser encaminhados através da plataforma SOUGOV. Acesse AQUI o tutorial para incluir e enviar atestado de saúde no SOUGOV.BR.
Apenas as exceções abaixo deverão abrir Processo eletrônico de afastamento para tratamento de saúde pelo SIPAC (veja a seção 1).
O prazo máximo para o envio de atestados pelo Atestado Web é de 5 (cinco) dias a contar da data de início do afastamento conforme o previsto no Decreto nº 7.003/2009.
Em casos de dúvidas, o servidor deve entrar em contato pelo e-mail com a Coordenação de Vigilância em Saúde do Servidor CVSS/DSQV: siasstapajos@ufopa.edu.br