Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 10 de Abril de 2024 às 10:29

Orientações para servidores

19 de Abril de 2023 às 17:03

ÍNDICE

1. Protocolo descentralizado de processo eletrônico
2. Resoluções e Normativas
3. Coordenações de Curso
4. Coordenação Acadêmica
5. Coordenação Administrativa
6. Coordenação Técnica
7. Secretaria Executiva
8. Emissão de certificados de participação em eventos
9. Capacitação
10. Acesso e Reserva de Espaços
11. Solicitação de publicação em site institucional
12. Atestado Médico
 13. Links Úteis

 

1. Protocolo descentralizado de processo eletrônico 

O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) tem permissão para cadastrar processos digitais (PDs) no Sipac referentes aos assuntos mapeados disponíveis AQUI.

Para garantir a eficiência e agilidade na abertura dos processos digitais no Sipac, é importante atentar para os critérios obrigatórios a seguir:

  1. Utilize o seu e-mail institucional para enviar a solicitação de abertura do processo para o endereço protocoloics@ufopa.edu.br
    • Consulte o mapa da sua demanda antes de enviar a solicitação e verifique se todos os documentos obrigatórios foram anexados, preferencialmente nomeados de acordo com o mapeamento.
    • Evite enviar documentos que não estejam indicados no mapa, pois documentos excedentes não serão cadastrados na abertura do processo.
    • Cada documento indicado no mapa deve corresponder a um arquivo em formato PDF. Por exemplo, se o mapeamento especifica 3 documentos, envie 3 arquivos em PDF para o e-mail protocoloics@ufopa.edu.br
    • Se você deseja formalizar um processo referente a um assunto que ainda não está mapeado, solicite o mapeamento enviando um e-mail para a Comissão de Implantação de Processo Digital (CIPROD) em ciprod@ufopa.edu.br
    • Em caso de dúvidas sobre a documentação listada no mapeamento, entre em contato com o setor responsável pela demanda, não com o promotor.
    • Sempre consulte o site do setor responsável pela demanda para verificar se existem modelos de formulários ou requerimentos disponíveis. Acesse aqui a página da Progep, Proad, Proppit e Procce para obter mais informações.
  2. Envie todos os documentos em formato PDF.
    • Não envie arquivos em outros formatos que não sejam PDF, pois não é possível cadastrar imagens ou arquivos doc, docx e odt, por exemplo.
  3. Identifique claramente o assinante de cada documento anexado ao e-mail, para que o servidor que abrirá o processo possa selecionar a pessoa correta.
    • A assinatura dos documentos será feita somente após formalização do processo, de forma eletrônica, por meio de confirmação de login e senha no Sipac. Portanto, não é necessário imprimir o documento para assiná-lo nem copiar e colar uma assinatura digitalizada no documento.
  4. Informe caso algum dado torne algum arquivo restrito, como informações pessoais, por exemplo CPF, RG ou endereço.

Exemplos de assuntos mapeados (para facilitar a busca, utilize o atalho Crtl+F ou clique na opção de busca do seu navegador e procure por termos relacionados a sua demanda):

Orientações para consulta/tramitação de PDs:

2. Resoluções e Normativas

3. Coordenações de Curso

Em 2 de janeiro de 2024, a Resolução n° 302/2023 - Consun entrou em vigor, estabelecendo as seguintes diretrizes:

Os docentes que desempenham atividades administrativas não remuneradas, como a vice-coordenação de curso, poderão alocar até 15 horas semanais para essa finalidade (art. 32, inc. II). A Progep e/ou a Gestão Superior serão responsáveis por orientar, direcionar e registrar ações relacionadas a atividades administrativas remuneradas, não remuneradas e afastamentos (art. 37, inc. IV).

A carga horária destinada às atividades administrativas não remuneradas não poderá ser exercida exclusivamente durante o período noturno (parágrafo único do art. 32).

Recomenda-se que os diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de cursos mantenham agendas públicas em sites institucionais, disponibilizando informações sobre seus horários de atendimento ao público (§ 1º do art. 31).

Compete ao curso distribuir a carga horária dos docentes de acordo com as demandas da unidade acadêmica à qual estão vinculados, respeitando a legislação em vigor. Além disso, os turnos de trabalho dos docentes devem obedecer aos horários definidos no Regimento de Graduação da Instituição (art. 13).

4. Coordenação Acadêmica

5. Coordenação Administrativa

6. Coordenação Técnica

7. Secretaria Executiva

8. Emissão de certificados de participação em eventos

  • Eventos de médio a grande porte (SIGEventos)

O Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) é recomendado para eventos de médio a grande porte, que envolvam maior complexidade, como submissão e avaliação de trabalhos, gerenciamento da programação, emissão de credenciais, entre outros. 

O SIGEventos é gerenciado pela Assessoria de Comunicação da Ufopa, conforme Resolução nº 282/2020 - Consun. Portanto, qualquer solicitação de utilização do sistema deve ser encaminhada para este setor por meio do GLPI. Recomendamos a leitura do manual do SIGEventos, disponível no seguinte link: http://www.ufopa.edu.br/comunicacao/comunica/administrativo/sigeventos/regras-de-uso-2/

  • Eventos de extensão (Sigaa)

Acesse AQUI os manuais do módulo de extensão do SIGAA para cadastrar ações de extensão nas modalidades curso e evento.

  • Outros eventos (Sistema de Certificado Digital)

Para solicitar a emissão de certificados de participação em eventos , via https://certificados.ufopa.edu.br/, siga cuidadosamente as seguintes orientações:

  • Preencher a planilha disponível AQUI com nome e CPF dos participantes.
  • Atentar no preenchimento do item CPF, pois esse dado será utilizado como critério de busca ao certificado.
  • Não pode haver edição na formatação da planilha.
  • Para cada carga horária, e para cada atividade, uma planilha diferente.
  • Tipos de atividades:
    • Minicurso, Palestrante, Voluntário, Oficina, Seminário, Organização. Apresentação, Avaliador, Orientador, Mesa redonda, Debate, Apresentação Cultural, Workshop, Conferência, Fórum, Exposição, Coordenador de Projeto, Colaborador em projeto, Bolsista, Membro da comissão organizadora e participante.
  • Por meio do e-mail da Coordenação do curso/evento (ou Centro Acadêmico), os organizadores do evento, devem enviar, as planilhas devidamente preenchidas, ao e-mail c.academica.ics@ufopa.edu.br, com as informações a seguir:
    • Folder, folheto ou informações completas sobre o evento;
    • Planilhas preenchidas;
    • Nome e portaria de quem vai assinar.

9. Capacitação

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD), promove regularmente cursos de capacitação para os servidores da Ufopa.

Para participar, os interessados devem efetuar suas inscrições pelo Sistema Integrado de Recursos Humanos (SigRH), seguindo o caminho Capacitação → Inscrições → Realizar inscrições. Lá, você encontrará a lista completa dos cursos disponíveis e poderá escolher aqueles que mais se alinham aos seus objetivos de desenvolvimento profissional.

10. Acesso e Reserva de Espaços

  • Normas de acesso e a permanência nas dependências da Ufopa
  • Normas para cessão de espaço físico e equipamentos da Ufopa a terceiros
  • Lista de Acesso a Chaves na Guarita:
    • Salas de aula: A Coordenação Acadêmica do ICS é encarregada de disponibilizar a planilha contendo a lista de acesso diário às salas de aula do instituto. 
    • Outros espaços (sala das coordenações, sala dos professores, laboratórios e afins): Os coordenadores das subunidades, projetos e laboratórios devem fornecer uma lista atualizada de pessoas autorizadas a acessar as salas sob sua responsabilidade. Essa lista deve ser enviada para a Coordenação de Segurança por meio do endereço eletrônico cs@ufopa.edu.br.  
  • Reservas
    • Para solicitar a reserva de espaços, recomendamos que efetue sua solicitação com antecedência. Abaixo estão os espaços disponíveis, suas respectivas salas, blocos, unidades, responsáveis e informações de contato para solicitação:
Espaço Sala Bloco Unidade Responsável Solicitação
Auditório Tapajós - BSE Tapajós Cerimonial GLPI
Auditório Wilson Fonseca - - Rondon Cerimonial GLPI
Auditório NTB - NTB Tapajós Cerimonial GLPI
Espaço Cultural Hélcio Amaral - - Rondon Procce GLPI
Espaço Madeirão - - Tapajós Proges Link
Estúdio de Áudio e Vídeo Encontro das Águas - - Rondon Procce GLPI
Laboratório de Ensino do ICS 326 BMT1 Tapajós ICS Link
Laboratório de Tecnologia e Inovação 217 BMT1 Tapajós ICTA lab.tecnologiaeinovacao@gmail.com
Laboratório de Informática 145 BMT2 Tapajós IEG/Ibef Link
Laboratório de Informática 03 - LABIN 03 - H Rondon Iced Link
Laboratório de Metodologias Ativas 306 BMT1 Tapajós IFII gadm.cfi@ufopa.edu.br
Miniauditório 327 BMT2 Tapajós ICS Link
Miniauditório HA1 H Rondon Iced Link
Miniauditório H305 H Rondon Iced Link
Restaurante Universitário - - Tapajós Proges Link
Salas de aula - BSE/NSA Tapajós ICS Link
Salas de aula - R/H Rondon Iced Link
Salas de aula - BSE/NSA Tapajós Isco coordenacaoacademica.isco@ufopa.edu.br
Salas de aula - NSA Tapajós IEG cad.ieg@ufopa.edu.br

 

11. Solicitação de publicação em site institucional

  • Publicações no site da Ufopa

Demandas de publicação na página principal da Ufopa devem ser enviadas por meio do GLPI, escolhendo a opção "Comunicação".

  • Publicações no site do ICS

Para solicitar uma publicação no site do ICS, o servidor/aluno deve preencher o formulário abaixo e enviar para a Secretaria Executiva do ICS (exec.ics@ufopa.edu.br):

Formulário de Atendimento às Demandas de Comunicação do ICS.

  • Cadastro de notícias no SIGAA

Para divulgar notícias nos cursos, solicite às coordenações por meio dos seguintes e-mails:

 

12. Atestado Médico

A UFOPA aderiu à implantação do novo Sistema de Atestado Web do Governo federal através do app SouGov.

Todos os atestados devem ser encaminhados através da plataforma SOUGOV. Acesse AQUI o tutorial para incluir e enviar atestado de saúde no SOUGOV.BR.

Apenas as exceções abaixo deverão abrir Processo eletrônico de afastamento para tratamento de saúde pelo SIPAC (veja a seção 1).

  • Servidor em tratamento fora de domicílio (outro Estado) que não consiga deslocamento para Santarém.
  • Atestado sem CID (Código Internacional de Doenças).
  • Atestado de Médico com CRM não reconhecido no Brasil.
  • Impossibilidade de envio do atestado de saúde, no prazo de 5 dias(conforme previsto no Decreto nº 7.003/2009), pelo próprio servidor, em razão de agravamento de seu estado de saúde.
  • Atestados Odontológicos.

O prazo máximo para o envio de atestados pelo Atestado Web é de 5 (cinco) dias a contar da data de início do afastamento conforme o previsto no Decreto nº 7.003/2009.

Em casos de dúvidas, o servidor deve entrar em contato pelo e-mail com a Coordenação de Vigilância em Saúde do Servidor CVSS/DSQV: siasstapajos@ufopa.edu.br

 

13. Links Úteis