Ultima atualização em 15 de Setembro de 2023 às 19:01

Curso de Arqueologia da Ufopa é avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação

15 de Setembro de 2023 às 19:33

O curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para renovação de reconhecimento do curso de graduação. Ofertado em Santarém (PA), de forma presencial, pelo Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o curso tem o objetivo de formar profissionais aptos a desenvolver pesquisa arqueológica, bem como a atender às demandas e exigências da Arqueologia Brasileira com ênfase na Amazônia.

Na visita in loco, realizada de forma virtual pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no período de 4 a 6 de setembro, foram avaliadas a organização didático-pedagógica (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão).

Após reuniões, análise documental e demais procedimentos, o relatório do Inep/MEC foi recebido pela Ufopa no dia 8 de setembro. A avaliação do MEC é feita por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela avaliação dos cursos de graduação e pela avaliação institucional, que é realizada por avaliadores in loco.

Confira o resultado da avaliação:

Bacharelado em Arqueologia

Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica: 4,77

Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial: 4,67

Dimensão 3: Infraestrutura: 4,00

Conceito Final Contínuo: 4,50

Conceito Final: Faixa 4

Avaliação – Na organização didático-pedagógica, a comissão avaliou a metodologia e objetivos do curso, conteúdos e estruturas curriculares, atividades complementares, apoio aos discentes, perfil profissional dos egressos, políticas institucionais no âmbito do curso, entre outros indicadores. Segundo o relatório, o projeto pedagógico do curso (PPC) é explicativo e apresenta a missão, objetivos, estrutura geral de funcionamento e justificativa condizente com a região onde está localizado. “Do ponto de vista formativo, o curso apresenta aderência ao trabalho do arqueólogo, com disciplinas necessárias à sua formação, ao mesmo tempo em que possibilita a valorização dos saberes e patrimônios regionais”.

Por meio da análise dos indicadores da dimensão 2, a comissão concluiu que o corpo docente e tutorial, no âmbito geral, atende às necessidades do curso, “sendo que merece menção a produção científica e cultural do corpo docente, que possui formação específica adequada para as diferentes áreas de conhecimento do curso”.

Os avaliadores ressaltam ainda que, nas falas da coordenação e dos docentes, ficou evidenciada a perspectiva da pesquisa e da extensão em suas dimensões transdisciplinares, o que traz novas perspectivas de aprendizagem e formação dos egressos. “Os docentes também abordaram sobre as diversas possibilidades curriculares que as disciplinas ensejam e como realizam o trabalho coletivamente”.

No tocante à dimensão da infraestrutura, os avaliadores concluíram que as salas de aulas são espaçosas e adequadas à locomoção dos estudantes e professores, principalmente dos alunos com deficiência, havendo boa visibilidade dos espaços e atendimento especializado aos estudantes. O relatório destaca ainda que a Unidade Tapajós oferece instalações, como biblioteca e laboratórios de informática e específicos do curso, para estudo e acesso presencial e virtual à bibliografia básica e complementar. “Percebe-se que essa estrutura favorece ao processo ensino-aprendizagem”.

Curso – Ofertado em regime integral, na modalidade presencial, na Unidade Tapajós do Campus Santarém, o curso de Arqueologia da Ufopa visa à formação de profissionais que contribuam à pesquisa arqueológica, bem como ao atendimento das demandas e exigências da Arqueologia brasileira com ênfase na Amazônia. Gratuito, o curso tem duração de oito meses e ingresso anual com 46 vagas ofertadas, sendo 40 por meio do Processo Seletivo Regular (PSR), três no Processo Seletivo especial Indígena (PSEI) e três no Quilombola (PSEQ).

13/09/2023