Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 22 de Setembro de 2020 às 12:12

Coleção didática da ictiofauna de Monte Alegre como ferramenta aplicada ao ensino de graduação

Resumo

Mais da metade de todos os vertebrados vivos são peixes, o que representa mais de 30 mil espécies. Além de formar um grupo abundante, os peixes também são animais muito antigos, com grande capacidade adaptativa, o que justifica sua diversidade em termos de morfologia, fisiologia, comportamento e habitat. Além do interesse do ponto de vista evolutivo e ecológico, os peixes tem grande importância alimentar e por isso são o principal grupo de organismos aquáticos cultivados. A maioria das espécies de peixes atualmente vive em ambientes de água doce, cenário em que a bacia amazônica se destaca, sendo a mais rica área em espécies de água doce no mundo. Tamanha diversidade é de importância evolutiva, ecológica e de grande valia para o estudo de disciplinas tais como a zoologia aquática e a ictiologia, componentes curriculares do curso de Engenharia de Aquicultura, da Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus de Monte Alegre. Nesse contexto, o objetivo geral desse projeto é a confecção de uma coleção de peixes ocorrentes em Monte Alegre, para auxiliar à priori, aulas práticas das disciplinas de Ictiologia e Zoologia Aquática, entre outras disciplinas que possam aplicar o uso da coleção como ferramenta didática (Introdução à Engenharia de Aquicultura, Fisioecologia de Animais Aquáticos, Piscicultura Continental, Aquicultura Ornamental, por exemplo), para alunos do curso de Engenharia de Aquicultura, Campus de Monte Alegre. Os exemplares que comporão a coleção serão coletados nas feiras de peixe de Monte Alegre e nos igarapés do município. Após a coleta, os peixes serão identificados com o auxílio de chaves morfológicas, receberão etiquetas com tombamento, serão fixados com formol e preservados em álcool 70%. Durante as aulas práticas, os monitores serão supervisionados ao aplicar a coleção para demostrar características anatômicas, diversidade de formas, classificação taxonômica, entre outros assuntos pertinentes ao conteúdo dos componentes curriculares contemplados. Após as práticas, os monitores aplicarão um questionário aos discentes da turma, para avaliar a utilidade da coleção como ferramenta didática.

Situação: Em andamento;

Vigência: junho a dezembro de 2020;