Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 18 de Setembro de 2023 às 16:41

Levantamento ictiofaunístico de igarapés no município de Monte Alegre, Baixo Amazonas, Pará

Resumo:

Os peixes constituem o grupo mais numeroso e diversificado dentre os vertebrados e essa notável multiplicidade é mais acentuada em ambientes de água doce, principalmente em zonas neotropicais, consideradas hotspots de diversidade de espécies de peixes dulcícolas. Apesar dessa reconhecida riqueza, infere-se que uma quantidade expressiva de espécies de peixes dulcícolas na região neotropical, ainda se encontra desconhecida cientificamente. Nesse contexto, destaca-se a Bacia Amazônica, onde informações de diversidade e ocorrência de espécies são incompletas, principalmente em riachos de pequeno porte, sendo esta apontada como uma área subamostrada, na qual espécies de peixes de água doce são descritas com frequência. A fim de contribuir com o conhecimento da diversidade de peixes amazônicos e sua distribuição, pretende-se realizar um levantamento da ictiofauna ocorrente em corpos hídricos do município de Monte Alegre (Baixo Amazonas, Pará). As coletas ocorrerão ao longo de um período de 12 meses, com o auxílio de redes de cerco e redes de arrasto de 5 mm. Após a captura, uma amostra de tecido biológico será retirada, para montagem de um banco de tecidos que viabilizará futuros trabalhos de identificação molecular e genética populacional. Os peixes serão identificados com base em chaves morfológicas, fixados e conservados. Com isso, espera-se ter um panorama inicial da variedade de peixes em igarapés de Monte Alegre, de modo a colaborar com as informações sobre a composição da ictiofauna amazônica, o que se constitui como um pré requisito para qualquer intervenção ou trabalho futuro, seja com enfoque de manejo e conservação, seja voltado para avaliação de potencial para atividade piscícola.

Situação: Em andamento

Vigência: outubro de 2020 a agosto de 2024

Natureza: Pesquisa

Integrantes:

Dra. Ivana Barbosa Veneza - coordenadora

Dra. Marcella Costa Radael - vice-coordenadora

Elciane araújo de Freitas (Bolsista Pibic/CNPq)

Maria Elieusa Costa Vieira - Bolsista (PIBIC/Fapespa)

Andressa dos Santos Gomes - Voluntária

Dayana Batista dos Santos - Voluntária