Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 26 de Abril de 2020 às 09:08

Procce abre inscrições para o webinar "Comunicação Acessível, direito e responsabilidade de todos!"


Celebrado no dia 28 de abril, o Dia Nacional da Educação suscita debates sobre a efetivação desse direito garantido na Constituição brasileira. Para tratar deste assunto sob a perspectiva das barreiras enfrentadas pelos surdos para acessar conteúdos disponibilizados dos diversos meios de comunicação, em especial, as redes sociais, a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) por meio do projeto Cultura em Rede realiza o Webinar “Comunicação Acessível, direito e responsabilidade de todos!” na próxima terça-feira, dia 28/4, às 19h30, no perfil @cultura_procce no Instagram.

O webinar será 100% virtual e gratuito. Haverá emissão de certificados aos participantes com inscrições somente por formulário online (acesse aqui), de hoje (26/4) até 30 minutos antes do evento.

A jornalista Aretha Fernandes, especialista em Comunicação Acessível e atual apresentadora da rádio web Líder Marabá (primeiro da região Norte com intérprete em Libras), é a palestrante convidada para participar do webinar no Instagram. Considerando a situação da Covid-19 no Brasil, o objetivo deste seminário virtual é traçar um panorama da comunicação alternativa colocando a educação e a informação como direitos humanos, além de mostrar formas de tornar as nossas redes sociais mais acessíveis e outras atitudes também.

“Quando os primeiros casos da doença surgiram no Brasil e as autoridades determinaram o período de quarentena, raros veículos de comunicação disponibilizaram as informações na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O impacto da falta de acessibilidade para essa comunidade não recai apenas sobre ela mesma, mas em toda a população brasileira, não somente porque as medidas de contenção do vírus dependem da contribuição de todos, mas também porque negar conteúdo para qualquer pessoa significa deixá-la de fora da vida em sociedade, renegar o seu direito de expressão e de exercer a sua cidadania”, comenta Aretha Fernandes. 

/media/file/site/procce/imagens/2020/d783b3f33cd6900fb96a53e094d579bf.jpg

Conheça Aretha Fernandes - Formada pela Universidade Federal do Pará e com 18 anos de experiência na área, a jornalista Aretha Fernandes é especialista em Comunicação Acessível. Já passou pelas redações dos grupos O Liberal e Diário do Pará e atuou na Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, do Observatório da Criança e do Adolescente, do Centro Universitário do Pará e da Pró-Saúde. Também integrou a equipe das agências Gaby Comunicação e Planet Comunicação. Atualmente apresenta o programa "Direto ao Ponto com Aretha Fernandes", na web rádio Líder Marabá, o primeiro da região Norte com intérprete de Libras. Sua atuação está especialmente relacionada às áreas de Saúde, Economia, Política, Direitos Humanos e Inclusão Social. Instagram: @arethafernandesoficial / Facebook: Aretha Souza Fernandes


Serviço:

Evento: Webinar “Comunicação Acessível, direito e responsabilidade de todos!” 

Local: Ocorrerá ao vivo no perfil @cultura_procce no Instagram

Quando: Dia 28 de abril

Horário: às 19h30

Inscrições online: acesse o formulário eletrônico

Certificado com 5h de carga horária.
 

Procce/ Ufopa

26/4/2020