Ultima atualização em 7 de Agosto de 2020 às 16:11

Live Debate - Monumentos Polêmicos: Cultura, Memória e Disputas no Espaço Público

Pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam no campo do patrimônio cultural são convidados a participar da Live debate “Monumentos Polêmicos: Cultura, Memória e Disputas no Espaço Público”, que acontece dia 18 de agosto, a partir das 19 horas, no canal do Estúdio Encontro das Águas da Ufopa, no YouTube.

A atividade faz parte do projeto cultural realizado pela Diretoria de Cultura e Comunidade da Procce para comemorar o Dia do Patrimônio (17 de Agosto). Para além do debate sobre a queda ou não dos monumentos, a ideia  é repensar os significados dos movimentos que questionam os “heróis” homenageados com essas estátuas.

Após o assassinato de George Floyd e do aumento do número de manifestações do Black Lives Matter, o movimento contra as estátuas que representam pessoas que tiveram seu passado ligado ao colonialismo e ao escravismo cresceu nos EUA e em todo o mundo. Pesquisadores farão um debate crítico sobre decolonialidade e valor simbólico dessas narrativas em construção.

Convidados:

• Casé Angatu Xukuru Tupinambá (Dr. em História e Cultura da Arquitetura e Urbanismo pela USP. Professor pela Universidade Estadual de Santa Cruz / Uesc- Ilhéus Bahia)

• Michel Pinho Silva (Historiador e Fotógrafo, Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia, em Belém.

• Márcia Chuva (Dr.ª em História pela UFF. Professora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO)

Moderadora:

• Luciana Gonçalves de Carvalho (Dr.ª em Ciências Humanas, Antropologia pela UFRJ. Professora pela Ufopa, em Santarém.

Para participar da Live, acesse no linkhttps://www.youtube.com/watch?v=YmvEG2D-Bis

Saiba mais sobre Dia do Patrimônio na Ufopa 2020 aqui.

Para informações: cultura.ufopa@gmail.com

Procce/Ufopa

07/8/2020

/media/file/site/procce/imagens/2020/cba839ef1b46e17ffb2ea1034ccd6f95_yb9LGaD.jpg