Ultima atualização em 27 de Abril de 2023 às 16:52

Salão de Orientação Profissional 2023: Proen realiza atividades itinerantes em escolas de Santarém

Foi realizada no dia 19 de abril de 2023 duas importantes atividades voltadas para o Salão de Orientação Profissional 2023.

A primeira atividade consistiu na visita às turmas de Ensino Médio anexas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Felipe. Este anexo funciona nas dependências na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Jorge, localizada na comunidade de Tapará Grande.

A equipe pedagógica formada pelos servidores Rosana Portugal de Freitas do Nascimento e Luís Alípio Gomes estiveram presentes e explicaram a respeito das formas de ingresso na Universidade, bem como expuseram a respeito dos cursos ofertados à comunidade. “Não viemos falar apenas sobre a instituição, seus cursos e suas vagas...viemos falar de sonhos, projetos e direitos que temos”. Foi com essa fala que o Pedagogo Luís Alípio Gomes iniciou sua abordagem com os estudantes do Ensino Médio, agradecendo pelo convite e falando da oportunidade em poder dialogar com a comunidade fora dos muros da universidade. Alípio Gomes enfatizou a necessidade dos estudantes realizarem o Exame Nacional de Ensino Médio, mesmo aqueles que ainda estão no primeiro e segundo ano, como formar treinarem para realização deste exame. Explicou ainda sobre os prazos e os critérios de avaliação. Rosana Portugal falou a respeito da UFOPA, sua história, organização e área de abrangência, quais os cursos oferecidos e o perfil das profissões.

Ao final foi aberto espaço para perguntas e esclarecimentos por parte dos estudantes e dos servidores. A atividade realizada foi fruto de um convite previamente feito pelos professores Cláudio Barbosa Sidônio, José Lima de Alencar e Aurinete C. dos Santos que atuam no Sistema Modular de Ensino ministrando aulas com as disciplinas das áreas de Ciências Humanas. Participaram da atividade 45 estudantes do Ensino Médio mais 3 professores.

A segunda atividade realizada também neste dia 19 de abril ocorreu nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Soares Dutra. Esta atividade foi desenvolvida em parceria entre Proen, IBEF e acadêmicas do Curso de Pedagogia.

Com o IBEF, a parceria se desenvolveu por meio do Projeto de Extensão "Treinamento e capacitação em bioprodutos florestais", coordenado pelo professor Fernando Wallace Carvalho Andrade. A ação consistiu em apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFOPA, no Laboratório de Tecnologia da Madeira, bem como, apresentar o curso de Engenharia Florestal.

Com as acadêmicas do curso de Pedagogia a ação consistiu na intervenção como atividade do Estágio em Gestão Escolar e foi desenvolvida pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia, Turma 2019, turno matutino, com a participação das acadêmicas Cleudete Abreu, Emanuely Machado e Ronilsa Pereira e orientação da Dra. Lília Colares.
Foi ministrada a Palestra de Orientação Profissional, com o intuito de apresentar aos alunos finalistas do Ensino Médio da escola, as possibilidades de formação superior que a UFOPA oferece para a comunidade discente. Foram atendidos aproximadamente 60 estudantes, do Ensino Médio na Modalidade de EJA.

Confira os registros do evento:
* Para melhor visualização, clique com o botão direito do mouse em cima da imagem e escolha a opção "Abrir imagem em uma nova guia".

Proen/Ufopa
26/04/2023