Ultima atualização em 10 de Julho de 2023 às 17:51

Curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa recebe nota máxima do MEC

Ofertado em Santarém (PA) pelo Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o curso de Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve nota 5, conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC), para renovação de reconhecimento de curso de graduação, em uma escala de 1 a 5. Presencial, o curso visa à formação de profissionais aptos a atuar no processo de desenvolvimento nas esferas pública e privada, com conhecimentos fundamentados na interdisciplinaridade e na sustentabilidade.

De acordo com os avaliadores, o Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa “possui em seu quadro de servidores, profissionais qualificados e que demostram uma grande afetividade pelo curso, pela instituição de ensino superior e pela região em que está inserido. Nesse contexto, foram notórias as evidências relacionadas à preocupação com aspectos de sustentabilidade social e ambiental”.

A visita in loco foi realizada de forma virtual pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no período de 3 a 5 de julho. Os avaliadores analisaram a organização didático-pedagógica dos cursos (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão).

Com relação à organização didático-pedagógica, os avaliadores afirmam que o curso “apresenta uma proposta pedagógica atual e inovadora, que atende as demandas locais, regionais e globais, e possibilita a inserção dos discentes e egressos de forma a contribuir com o mercado de trabalho”. O relatório ressalta ainda que “a estrutura curricular busca promover experiências de ensino aprendizagem aliando a teoria com a prática e com os aspectos de sustentabilidade e econômicos, possibilitando, através dos projetos integradores, a complementação dos conhecimentos e a aproximação com a realidade da região e as constantes mudanças que a profissão exige”.

De acordo com a avaliação, o corpo docente é composto por professores com larga experiência profissional, tanto no setor público quanto no privado, com ótima produção científica, bem como titulação de doutores (66,6%) e mestres (33,3%). “A experiência de atuação do corpo docente abrange áreas técnicas específicas, de acordo com a área de formação, até a experiência de atuação na docência e pesquisa no curso superior”.

Sobre a infraestrutura, tanto física quanto tecnológica, os avaliadores concluem que ela possibilita o desenvolvimento das atividades docentes e discentes com qualidade, em ambientes amplos e diferenciados: “Os espaços de convivência contribuem para que a vida acadêmica seja produtiva e agradável. Disponibiliza, também amplos espaços para estudos, que vão além da biblioteca e sua bibliografia, incentivando tanto o corpo docente quanto o discente à pesquisa e produção científica”.

Após reuniões, análise documental e demais procedimentos, o relatório do Inep/MEC foi recebido pela Ufopa no dia 7 de julho. A avaliação do MEC é feita por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela avaliação dos cursos de graduação e pela avaliação institucional, que é realizada por avaliadores in loco.

Curso – Com 40 vagas anuais e oito semestres de duração, o curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa se propõe a contribuir para elevar a eficiência e adequação de políticas nacionais às realidades regionais e locais, possibilitando a inovação nas políticas de desenvolvimento, com a consequente melhoria das condições de equidade social, cultural, tecnológica e econômica entre as regiões brasileiras. Os egressos podem atuar profissionalmente em diferentes áreas, como consultoria, empresas privadas e do terceiro setor, serviço público, na gestão de políticas públicas e em projetos de sustentabilidade da região amazônica.

Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Ufopa

• Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica: 3,86