Ultima atualização em 27 de Abril de 2021 às 10:00

ARNI viabiliza novas parcerias ao Centro de Documentação Histórica da Ufopa

A Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais – ARNI/Ufopa firmou novas parcerias com os Cartórios de Óbídos e Mojuí dos Campos para ampliar a atuação do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas – CDHBA.

O CDHBA guarda a documentação que compõe o acervo histórico da região do Baixo Amazonas para que seja restaurado e preservado, garantindo o acesso e a manutenção da memória social às gerações futuras, além da realização de pesquisas científicas na construção do conhecimento da história das relações sociais e culturais da Amazônia.

A parceria com o Cartório Rocha Passos de Óbidos viabilizará a digitalização dos documentos do Cartório. O projeto terá a participação de dois bolsistas do curso de História da Ufopa para digitalização de registros de casamento, nascimento e óbito datados desde as primeiras décadas do século XX. O projeto possibilitará, no futuro, a realização de pesquisas que irão ampliar muito mais o conhecimento sobre passado obidense.

Outra parceria firmada foi com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Notas de Mojuí dos Campos, que também realizará a digitalização de registros de nascimento, casamento e óbito da cidade. Para o coordenador do projeto prof. doutor Gefferson Rodrigues “é um projeto relevante à medida em que Mojuí dos Campos surgiu como uma comunidade impulsionada pela construção da transamazônica e, assim, com o estudo desses documentos os interessados poderão saber em maiores detalhes como o lugar foi formado até a sua emancipação enquanto cidade em 2013”.

A Fundação de Integração da Amazônia – FIAM também apoiou a parceria para viabilizar junto aos interessados a concessão de bolsas para estudantes do projeto.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo CDHBA clique aqui.

Outras atividades também podem ser conferidas através do canal CDHBA no Youtube:

Mais informações sobre esta parceria entre em contato conosco através do e-mail arni@ufopa.edu.br

Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas - CDHBA