Ultima atualização em 27 de Abril de 2023 às 11:18

Ufopa sediará Simpósio Internacional

Nos dias 04 e 05 de setembro ocorrerá em Santarém, o Simpósio "Amazônia 2030 - Sustentabilidade na Maior Região de Florestas Tropicais do Mundo". O evento está sendo organizado pela Universidade de Hamburgo (Alemanhã) em parceria com a Universidade de Manchester (Reino Unido) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em colaboração com várias organizações.

O Simpósio apresentará projetos e iniciativas que contemplam o estado da arte acerca da Região Amazônica e Sustentabilidade, bem como abordagens inovadoras de ensino e pesquisa. Especificamente, serão apresentados projetos intersetoriais, inovadores e que sirvam de exemplo de cooperações interinstitucionais.

O Simpósio abordará questões relacionadas a:

• Amazônia e o uso da terra
  • Conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos
  • Questões relacionadas aos povos indígenas
  • Ameaças ecológicas por incêndios
  • Gestão territorial
  • Gestão dos recursos naturais
  • Segurança alimentar
  • Pobreza e justiça social
  • Perspectivas de desenvolvimento sustentável
  • Mudanças climáticas
  • Economia circular e tecnologias para proteger o meio ambiente

O Simpósio também faz parte da  Iniciativa de Universidades e Mudanças Climáticas, um esforço mundial liderado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, na Alemanha, para combinar o conhecimento e know-how das universidades, a fim de enfrentar os muitos desafios colocados pelas mudanças climáticas.

Taxas de inscrição

Será cobrada uma taxa de 250 euros aos participantes internacionais, e 560 reais para os participantes brasileiros.
A comunidade acadêmica da UFOPA está isenta de pagamento da taxa de inscrição.

As inscrições serão realizadas aqui

Submissão de resumos e publicação de trabalhos (serão aceitos em português e inglês)

Resumo de 200 palavras e os dados completos dos autores deverão ser enviadas ao seguinte e-mail: FTZ-Events@hamburg.de

Observação: Não há necessidade de coautores estarem inscritos no evento.

Prazos

Prazo final para o envio de resumos: 30 de abril de 2023 (prorrogado prazo final de envio até dia 30 de maio de 2023)
Prazo final para as inscrições: 30 de julho de 2023
Prazo final para envio do trabalho completo: 30 de setembro de 2023