Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 12 de Janeiro de 2024 às 10:00

Espaço do Discente

15 de Fevereiro de 2023 às 11:28

CARO(A) DISCENTE, TUDO QUE VOCÊ PRECISA EM UM SÓ LUGAR.

 

 

Que tal começarmos com o Manual do Calouro 2023?

Manual do Calouro 2023 (versão em PDF)

Manual do Calouro 2023 (versão em Libras)

Manual do Calouro 2023 (audiodescrição)

 

Quer aprofundar ainda mais?

Leia o Guia de Direitos e Garantias: http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/iced/documentos/2023/4311b168f65a1da3fdb1277468ee8ee8.pdf

 

Quer saber das oportunidades?

Aqui está a página com todos os editais de 2023 do Iced: http://www.ufopa.edu.br/iced/editais/2023/

 

Precisa entrar em contato com o Iced?

Aqui estão os nossos e-mails e telefones: http://www.ufopa.edu.br/iced/contatos-5/

 

Buscando o Calendário Acadêmico em vigor? 

Ele está disponível aqui: http://www.ufopa.edu.br/proen/diretoria-de-registro-academico/calendarios-academicos/

 

Quer entender melhor a Graduação?

Aqui está o Regimento de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará: http://www.ufopa.edu.br/proen/midias/arquivos/resolucao-no-3312020-novo-regimento-de-graduacao/

 

MANUAIS DO SISTEMA INTEGRADO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS (SIGAA)

 

COMPONENTES CURRICULARES

Há duas opções para consultar os componentes curriculares ofertados:

  • Para consultar por meio do Portal do Discente, siga este procedimento: Acesse o SIGAA  → Ensino → Consultas Gerais → Consultar Turma
  • Para realizar a consulta pública, siga este procedimento: Acesse a página pública do curso → Ensino → Currículos (não é necessário preencher o campo “Código”)

Os horários das turmas são representados por códigos que informam, nessa ordem, os dias da semana, turno e horários:

  • Dias da semana: numerados de 2 a 7, de segunda a sábado respectivamente.
  • Turnos: identificados pelas letras "M" para manhã, “T” para tarde e “N” para noite.
  • Horários: numerados de 1 a 5 para os turnos da manhã (a primeira aula inicia às 8h e última aula termina às 12h25) e tarde (a primeira aula inicia às 14h00 e última aula termina às 18h25), e de 1 a 4 para noite (a primeira aula inicia às 18h25 e última aula termina às 21h45). Cada aula tem duração de 50 minutos.

Dessa forma, temos, por exemplo, 56M2345, em que:

  • 56 significa quinta e sexta;
  • M significa o turno matutino;
  • 2345 significa do segundo ao quinto horários.

Essa disciplina seria ofertada, então, às quintas e sextas-feiras pela manhã, no horário das 8h50 às 12h25.

/media/file/site/ics/imagens/2022/24ef114692dbcf420a9dfe2c6d337a68_PMgF72M.png

ESTRUTURA CURRICULAR

Consulte a estrutura curricular do curso para verificar qual o perído ideal para cursar cada componente curricular:

  • Para consultar por meio do Portal do Discente, siga este procedimento: Acesse o SIGAA  → Ensino → Consultas Gerais → Consultar Estrutura Curricular
  • Para realizar a consulta pública, siga este procedimento: Acesse a página pública do curso → Ensino → Currículos

Se houver mais de uma estrutura curricular vinculada ao curso, consulte no seu histórico o código correspondente ao seu currículo.

 

FORMULÁRIOS E REQUERIMENTOS

 

SOLICITAÇÕES GERAIS (atividades complementares, tutoria, matrícula fora do prazo etc)

Requerimento acadêmico geral - Acesse aqui

Documentos comprobatórios da solicitação.

 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS     

Requerimento de aproveitamento de estudos - Acesse Aqui

A solicitação de aproveitamento de estudos deverá ser instruída com os seguintes documentos:

1 - requerimento constando os componentes curriculares objetos de aproveitamento de estudos;

2 - histórico escolar, ou documento equivalente, atualizado e autenticado pela instituição de origem, constando os componentes curriculares cursados com suas respectivas cargas horárias, resultados obtidos e períodos em que foram cumpridos;

3 - ementas dos componentes curriculares validadas pela Instituição;

4 - documento de autorização e reconhecimento do curso, quando realizado no Brasil;

5 - documento emitido por órgão competente do país de origem, que comprove ser estudo em curso de graduação de Instituição de Ensino Superior, quando realizado no exterior.

Quando se tratar de documento oriundo de instituição estrangeira, será obrigatória a tradução oficial juramentada em português e autenticada pelo representante diplomático brasileiro do país em que foi expedido.

 

EQUIVALÊNCIA CURRICULAR

Requerimento de equivalência curricular - Acesse Aqui

Ementa da disciplina cursada.

 

OUTORGA DE GRAU

A solicitação deve ser feita pelo discente via Sigaa, conforme tutorial disponível aqui.

Documentos a serem inseridos diretamente no SIGAA: 

1. Carteira de Identidade;

2. Certificado de Conclusão do Ensino Médio;

3. Lauda de Diploma, disponível aqui.

Todos os documentos devem ser enviados no formato PDF (frente e verso, se for o caso). Documentos ilegíveis não serão aceitos.

Colação em secretaria/gabinete

Para solicitar outorga de gabinete o histórico escolar deve estar integralizado e o discente com status de formado no SIGAA; apresentar um documento de comprovação de urgência como: contrato de trabalho, aprovação em Concurso/Processo seletivo de trabalho na área ou aprovação em Pós Graduação. Se tiver algum desses documentos deve encaminhar a solicitação à coordenação de curso para anuência e autorização do coordenador, juntamente com o documento de comprovação de urgência para realização da outorga de gabinete.

Concomitante a isso o discente deve inserir os documentos diretamente no SIGAA: 1 - Certificado de Ensino Médio frente e verso, 2- RG frente e verso legível, 3 - Lauda de Diploma devidamente preenchido, datado e assinado. Todos os documentos devem estar em arquivos individuais e em formato PDF. 

Atenção: Para colar grau o discente deve estar quite com a entrega a versão final de TCC.

Colação por procuração: Apresentar procuração registrada em cartório outorgando os poderes para a colação.

 

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC 

A versão final do TCC deve ser entregue em formato digital (.pdf) e nele deve constar a ficha catalográfica inserida.

Orientações para solicitar ficha catalográfica disponíveis aqui.

Documentos necessários:

1. Ata de defesa

2. Termo de Autorização para publicação devidamente preenchido, datado e assinado, todos em formato PDF.

Enviar o TCC e demais documentos para o e-mail gestaoacademica.iced@ufopa.edu.br 

Consulte o Guia para Elaboração e Apresentação da Produção Acadêmica da Ufopa aqui

 

APLICAÇÃO DE PROVA SUBSTITUTIVA       

Formulário de requisição - Acesse aqui

O professor deve preencher e entregar na gestão acadêmica para que os alunos façam suas inscrições.

 

LINKS ÚTEIS

 

PESQUISA E EXTENSÃO

Projetos de pesquisa vinculados ao iced

Para acessar os projetos por meio do Portal do Discente, é necessário seguir os seguintes passos: SIGAA  → Pesquisa → Projeto de Pesquisa →  Consultar Projetos

Projetos/programas/ações de extensão vinculados ao Iced

Para acessar os projetos/programas/ações por meio do Portal do Discente, é necessário seguir os seguintes passos: SIGAA  → Extensão →  Consultar Ações

Cursos e eventos de extensão da Ufopa com inscrições abertas

 

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBI)

Minha Biblioteca - Solução digital de e-books com milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos de diversas áreas do conhecimento

Normas Técnicas (Target GEDWeb)

Outros serviços e produtos

Tutoriais

 

BOLSAS, AUXÍLIOS E ESTÁGIO REMUNERADO NÃO OBRIGATÓRIO

A concessão de bolsas, auxílios estudantis e estágio remunerado não obrigatório é normatizada por Editais:

Editais publicados na página da Procce

Editais publicados na página da Proen

Editais publicados na página da Proges

Editais publicados na página da Proppit

Editais publicados na página da RIDH

Editais publicados na página de Concursos da Ufopa

Programa Bolsa Permanência - PBP/MEC

 

AÇÕES E SERVIÇOS OFERTADOS PELA PROGES

Núcleo de Acessibilidade

Núcleo de Gestão Pedagógica 

Núcleo de Psicologia

Restaurante Universitário

 

ORIENTAÇÕES E SERVIÇOS OFERTADOS PELA PROEN

Prescrição acadêmica

Desligamento institucional

Transferência ex officio

Mobilidade Acadêmica Interna e Externa

Relação de Diplomas de graduação da UFOPA expedidos e registrados

Orientações Gerais

 

ASSESSORIA DE RELAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS (ARNI)

Oportunidades

Mobilidade

 

EVENTOS

Sistema Integrado de Gestão de Eventos da Ufopa

Sistema de Certificado Digital da Ufopa

Cursos e eventos de extensão da Ufopa com inscrições abertas

 

INTERCAMPUS

Itinerário do ônibus intercampus da Ufopa

 

OUTROS LINKS ÚTEIS

Conferência Web - RNP

 

ACHADOS E PERDIDOS

Entregue materiais achados para o vigilante ou agente de portaria mais próximo ou na Coordenação de Segurança Patrimonial (sala 6, bloco 3 da Unidade Tapajós).

Procure materiais perdidos na Coordenação de Segurança Patrimonial. A devolução do material será feita com apresentação de documento com foto, havendo a necessidade de assinar um recibo.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Segurança Patrimonial pelo telefone (93) 2101-4956 ou e-mail csp@ufopa.edu.br.

 

ASSINATURA ELETRÔNICA

ASSINATURA ELETRÔNICA DO GOV.BR

A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Acesse o link para saber como gerar sua assinatura eletrônica : https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica

 

CERTIFICADO DIGITAL ICPEDU

Certificados digitais são documentos eletrônicos usados como identidade virtual para validação de identificação em processos digitais.

O Certificado Pessoal da ICPEdu é gratuito e pode ser usado para assinaturas eletrônicas em todo o sistema acadêmico e de pesquisa brasileiro.

Para gerar sua certificação digital basta acessar o link https://pessoal.icpedu.rnp.br/home e assistir o vídeo em https://youtu.be/Xp-PyLQ80Ho para ver como assinar documentos em formato PDF.