Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 3 de Março de 2023 às 14:01

Projetos

Projetos de pesquisa vigentes desenvolvidos por professores do Instituto de Ciências da Educação

 

COORDENAÇÃO/VICE-COORDENAÇÃO/COLABORAÇÃO

PROJETO (EDITAL Nº 05/2022PROPPIT)

Gabriel Iketani Coelho (Coordenador), Adelaine Michela e Silva Figueira (Colaborador), Alfredo Pedroso Dos Santos Junior (Colaborador), Jose Augusto Teston (Colaborador)

Dna ambiental como instrumento de monitoramento rápida da biodiversidade

Edilan De Sant Ana Quaresma

Acompanhamento dos egressos do programa nacional de formação de professores da educação básica - Parfor

Edilan De Sant Ana Quaresma

Métodos quantitativos em educação: um estudo bibliográfico

Rodrigo Medeiros Dos Santos

As pesquisas do estado da arte e meta-análise: aspectos teóricos e práticos

Hergos Ritor Froes De Couto

Estudos acerca da manifestação da corporeidade em espaços de educação formal e não formal na região amazônica

Gabriel Iketani Coelho

Construção de bancos de dados biológicos para identificação molecular da fauna amazônica

Chieno Suemitsu 

Revisão taxonômica do acervo do herbário da Universidade Federal do Oeste do Pará

Hugo Alex Carneiro Diniz 

Análise via elementos finitos de uma classe de problemas estacionários

Zair Henrique Santos (Coordenador), Luiz Percival Leme Britto (Vice)

Entre o compromisso e a realidade: levar a ler a lugares distantes

Glauco Cohen Ferreira Pantoja

Representação, afetividade e identidade no ensino de ciências: estudando didática, currículo e avaliação

Wagner Pinheiro Pires

Influência do meio sobre a renormalização da massa e velocidade de fermi de superfícies bidimensionais

Adriano Cesar Rabelo

Avaliação da situação do processo de transposição didática no ensino de químca em Santarém

Julio Cesar Bastos Fernandes 

Jlab-on-a-chips para diagnóstico de eventualidades

Sergio Silva De Sousa 

Desenvolvimento do método mopso com sistema de repositório
inteligente 

Alice Ferreira Rodrigues Dias (Coordenador), Leandro Pansonato Cazula(Vice), Maria Betanha Cardoso Barbosa(Vice), Mizant Couto De Andrade Santana (Vice)

Desafios e caminhos para um ensino interdisciplinar na amazônia: o caso de santarém

Luiz Percival Leme Britto (Coordeanador), Zair Henrique Santos (Vice)

Relações entre linguagem e conhecimento na educação escolar problemas epistemológicos e metodológicos

Luiz Fernando De Franca

Projeto kiriku: educação para as relações raciais e literatura infantil antirracista nos cemeis do município de santarém-pa.

Raimundo Nonato Vieira Costa

Aplicação da teoria dos protótipos ao ensino de morfossintaxe em turmas de nível básico

Maria Aldenira Reis Scalabrin

Vozes que contam a história não contada

Rafael Zilio Fernandes

Federalismo e política de escalas na luta dos povos indígenas: um olhar a partir do Baixo Tapajós

Sergio Antonio De Souza Farias

Rutin, Myricetin E Baicalein: 3clpro

Sergio Antonio De Souza Farias

Contextualizando o debate (e o combate) necessário à uma educação antidialógica

Gilberto Cesar Lopes Rodrigues

Indigenismo, sociedade e educação no baixo tapajós

Sinara Almeida Da Costa

Currículo e práticas na perspectiva da teoria histórico-cultural: novos desafios para a educação infantil

Silvia Cristina Barros De Souza Hall

Desestrangeirizar a língua inglesa: um estudo sobre decolonialidades linguísticas na
amazonia

Ediene Pena Ferreira(Sem Ch); Celiane Sousa Costa(Colab.)10h

Língua, gramática, variação e ensino

Ednilson Sergio Ramalho De Souza ,Emerson Silva De Sousa(Vice)

 Letramento científico e matemático na formação do pedagogo

Daiane Pinheiro ; Thaisy Bentes De Souza

Estágio supervisionado em educação especial e os modos de produção da profissionalidade de alunos do curso de pedagogia da Ufopa.

Eveline Almeida De Sousa

As percepções sobre sociedade e natureza no baixo amazonas entre 1860 e 1910

Felipe Tavares De Moraes 

Para ensinar história a joão é preciso entender de ensinar, de história e de João: os saberes pedagógicos e historiográficos dos (as) professores (as) de história da rede pública de ensino em Santarém (PA) (2016-2022)

Vanice Siqueira De Melo

Entre o Grão-Pará e o Mato Grosso: os caminhos fluviais do madeira e tapajós (1775 -
1822)
 

Maria Julia Veiga Da Silva

Urbanização de assentamentos precários na cidade de Santarém-PA

Maria Julia Veiga Da Silva

Políticas urbanas em cidades amazônicas: uma análise sobre a efetividade dos instrumentos e diretrizes propostos nos planos diretores municipais da década de 2000

COORDENAÇÃO/VICE-COORDENAÇÃO/COLABORAÇÃO

PROJETO (EDITAL Nº 01/2022PROPPIT)

Maria Julia Veiga Da Silva

Políticas urbanas em cidades amazônicas: uma análise sobre a efetividade dos instrumentos e diretrizes propostos nos planos diretores municipais da década de 2000

Ana Maria Vieira Silva

Literatura dos povos indígenas brasileiros: autoria,
identidade e diversidade cultural

Deyanira Fuentes Silva; Joacir Stolarz De Oliveira

Bioprospeção de novas moléculas presente na peçonha de caranguejeiras do gênero acanthoscurria como alternativas biotecnológicas e ferramentas em pesquisa básica

Deyanira Fuentes Silva; Joacir Stolarz De Oliveira

Estudos imunoquímicos e moleculares do reconhecimento da peçonha de tityus obscuros por anticorpos IGG

Maria Julia Veiga Da Silva

Urbanização de assentamentos precários na cidade de Santarém-PA

Luiz Fernando De Franca

Projeto kiriku: educação para as relações raciais e literatura infantil antirracista nos cemeis
do município de Santarém-PA

Joacir Stolarz De Oliveira; Deyanira Fuentes Silva

Caracterização bioquímica e efeitos fisiológicos da peçonha de escorpiões da família buthidae da região amazônica

Isabel Teresa Creao Augusto

Imigração e população no baixo amazonas: levantamento imigratório e de composição populacional a partir de certidões de casamento em Santarém (1890 - 1960)

Edilan De Sant Ana Quaresma

Acompanhamento dos egressos do programa nacional de formação de professores da educação básica - Parfor

Edilan De Sant Ana Quaresma

Métodos quantitativos em educação: um estudo bibliográfico

Raimunda Nonata Monteiro; Luana Sullivan Bagarrao Guedes (Vice); Lademe; Gefferson

50 anos de colonização na Amazônia: testemunho multicultural de mulheres

Ednea Do Nascimento Carvalho(Coord.); Maria Julia Veiga Da Silva(Vice); Rodolfo Maduro Almeida(Colaboradora)

Sustentabilidade urbana e regional: o contexto da região metropolitana de Santarém- Pará- Amazônia

Gefferson Ramos Rodrigues(Coord.); Lademe Correia De Sousa(Vice)

Digitalização de documentos do judiciário do século XIX na Amazônia Brasileira (1800- 1900)

Eleny Brandao Cavalcante

Educação de surdos: um estudo das teses e dissertações de 2013 a 2020

Gilson Cruz Junior

Cultura digital e a desterritorialização da aprendizagem: desafios e processos formativos emergentes em contextos educacionais formais e não formais

Claudia Silva De Castro(Coordenadora);Solange Helena Ximenes Rocha(Vice); Katia Lais Schwade (Colaboradora)

Formação contínua em colaboração universidade-escola: perspectivas de investigação no contexto amazônico

Elder Koei Itikawa Tanaka

Literatura anglófona e outras artes: formas e processos sócio-históricos

Nilzilene Gomes De Figueiredo

Articulações da base nacional comum curricular com o ensino de física através de temas e ensino por investigação

Alan Augusto Moraes Ribeiro

Antropologia da escola: um estudo sobre insultos raciais entre estudantes de escolas públicas em Santarém

Wagner Pinheiro Pires

Influência do meio sobre a renormalização da massa e velocidade de fermi de superfícies bidimensionais

Anselmo Alencar Colares

Retratos das escolas de várzea na Amazônia brasileira (município de santarém/pa)

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares

Políticas e gestão da educação em tempo integral em unidades escolares da região metropolitana da Santarém-PA

Lauro Roberto Do Carmo Figueira

Expressão do realismo maravilhoso na poética narrativa oitocentista paraense

Wania Alexandrino Viana

Os índios e o militarismo luso no norte da América Portuguesa (século XVIII)

Alex Junior De Freitas Cabral

Síntese e caracterização de óxidos magnéticos com estrutura perovskita dupla

Alex Junior De Freitas Cabral

Estudos das propriedades magnéticas de nanopartículas de ferrita de bismuto (bifo3) e nanocompósitos de ferrita de bismuto (bifeo3/bi2fe4o9)

Marcos Gervanio De Azevedo Melo

Entrelaçando ciência e cinema: a utilização de filmes e documentários como instrumento de alfabetização científico-tecnológica.

Julio Cesar Bastos Fernandes

Lab-on-a-chips para diagnóstico de eventualidades

Lenilson Moreira Araujo

Método de solução da equação de transporte de nêutrons multigrupos usando formulações de elementos finitos

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares

Políticas e gestão da educação em tempo integral em unidades escolares da região metropolitana da Santarém-PA

Lademe Correia De Sousa

Meu caro general: as correspondências entre arthur reis e importantes intelectuais, políticos e militares durante o governo civil-militar no Brasil (1964-1985)

Claudir Oliveira; Mario Tanaka Filho

Mineração de dados educacionais: estudos de indicadores da educação nos municípios da região oeste do Pará

Jose Augusto Teston

Diversidade e taxonomia de mariposas arctiini (lepidoptera, erebidae, arctiinae) no Brasil

Heliud Luis Maia Moura;Luiz Percival Leme Britto

Contextos e identidades de estudantes da periferia: um estudo a partir da análise do discurso crítica

Heliud Luis Maia Moura

A leitura como espaço para formação de professores da educação básica: há um outro caminho?

Heliud Luis Maia Moura

Perspectivas e desafios do processo educacional brasileiro em comunidades indígenas - estudo de caso zo'é

Heliud Luis Maia Moura

Projeto história do português amazônico: um estudo da mudança linguística em contextos e práticas socioculturais de comunidades das regiões do médio e baixo amazonas

Heliud Luis Maia Moura

A leitura como espaço para formação de professores da educação
básica: há um outro caminho?

Heliud Luis Maia Moura; Luiz Percival Leme Britto

Atividades de leitura e escrita na educação básica: contextos,
reflexões e propostas

Heliud Luis Maia Moura

Processos referenciais em narrativas orais amazônicas
implicações sociocognitivas e culturais

Ednilson Sergio Ramalho De Souza; Emerson Silva De Sousa

Relações dialógicas em ciclos de modelagem no ensino de ciências e de matemática

Emerson Silva De Sousa; Ednilson Sergio Ramalho De Souza (Vice)

Análise de modelos: explorando modelos matemáticos no ensino de matemática na educação básica

Diego Marinho De Gois

Escolas e ensino de história na Amazônia: estudos do cotidiano, da cultura escolar, dos livros e materiais didáticos