UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 7 de Março de 2024 às 18:58

Iced promoverá o III Encontro Nacional de História do Baixo Amazonas

5 de Março de 2024 às 17:42

/media/file/site/iced/imagens/2024/bac2fe4ea44abcad128bd896ebecc6d0.jpeg

O Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com o Instituto de Ciências da Educação (ICED) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Baixo Amazonas (GEPEHISBA), realizará o III ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DO BAIXO AMAZONAS. O evento ocorre entre os dias 1 a 5 de abril de 2024 no Campus Rondon, com o título “60 ANOS DO GOLPE: A DITADURA CIVIL-MILITAR NA AMAZÔNIA E A LUTA PELA DEMOCRACIA”.

O objetivo do III ENHBA é promover um espaço de reflexão historiográfica sobre os 60 anos do Golpe Civil-Militar de 1964 na Amazônia, especialmente no Baixo Amazonas, assim como problematizar como este processo histórico reverbera atualmente na luta pela democracia. O marco de 60 anos do Golpe Civil-Militar é um momento oportuno para socializar pesquisas sobre este período autoritário da história brasileira e amazônica, ao mesmo tempo que permite construir uma memória crítica com a qual NUNCA MAIS regimes autoritários assaltem a democracia brasileira e amazônica – embora sua sombra sempre esteja na espreita em discursos contra os direitos humanos, as políticas sociais, a liberdade de imprensa, etc.

O evento contará com a conferência de abertura proferida pela Profa. Dra. Verena Alberti (UERJ) e a conferência de encerramento conduzida pelo Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG).

A programação contará com oficinas, simpósios temáticos e mesas-redondas.

Haverá emissão de certificados aos participantes conforme a carga horária de cada atividade.

Abaixo segue a programação do evento:

/media/file/site/iced/imagens/2024/3cedd5eac768a20e141feeb7bd4e2e1f.png