Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 9 de Outubro de 2020 às 11:11

Minicurso "A importância da Educação Ambiental nas Escolas"

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental – GEPEEA irá ofertar aos gestores (as), Professores (as), coordenadores (as) e pedagogos (as) dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Itaituba, gratuitamente, o minicurso com a temática a importância da práxis de educação ambiental no ambiente escolar, no sentido de incentivar o desenvolvimento desta educação nas escolas e buscar sensibilizar e conscientizar toda comunidade escolar para melhoria do meio ambiente, como ditam as leis brasileira que asseguram o desenvolvimento da educação ambiental no ambiente escolar.

Em breve serão abertas 15 (quinze) vagas para cada município (Santarém, Mojuí dos Campos e Itaituba), o canal das inscrições e plataforma onde serão realizadas as atividades serão disponibilizadas em breve pelo GEPEEA aos secretários de educação de cada município. 

O minicurso será nos dias 9, 10 e 11 de novembro  do corrente ano, com início às 14:30 h às 17:30 h. A programação consta de aulas expositivas e reflexivas.

O GEPEEA é um grupo interdisciplinar, cadastrado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED), no  Curso de Geografia, mas envolve professores e alunos dos Institutos ICED, CFI, IBEF e ICTA, da UFOPA.

 

CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS

1. Conceitos de meio ambiente e sua importância na atualidade

2. Conceitos de educação ambiental

3. Surgimento da educação ambiental (Internacional e Nacional) e sua importância

4. Leis (nacional/estadual/municipal) que asseguram o desenvolvimento da educação ambiental em caráter forma, não-formal e informal

5. A importância do desenvolvimento da educação ambiental nas escolas

6. A educação ambiental na formação de professores (Art. 11, da Lei 9795/1999

7. O Projeto Político Pedagógico (PPP) e a implementação da educação ambiental

8. A educação ambiental no processo interdisciplinar

9. Diferentes práxis de educação ambiental nas escolas

10. Educação ambiental e a sustentabilidade

11. O desenvolvimento de educação ambiental nas escolas frente à COVID-19