UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 9 de Novembro de 2018 às 17:48

I Encontro de Gestores - ENGES: O impacto da IOT no Desenvolvimento Econômico Sustentável

7 de Novembro de 2018 às 20:05

/media/file/site/ics/imagens/2018/acce99f83011d0218f9e6a02717451e5.jpg

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criou por meio do Decreto 8.234, de 02 de maio de 2014, a Câmara da Internet das Coisas (Câmara do IoT) que é um fórum multissetorial que reúne representantes do governo, setor produtivo, universidades e centros de pesquisa para discutir temas, como privacidade de dados, segurança das informações, tributação, regulação, fomento ao desenvolvimento de soluções e formação de capital humano.

Com o avanço da tecnologia, serviços urbanos mais eficientes, custos operacionais menores, uso otimizado dos recursos naturais e melhoria significativa na qualidade de vida dos cidadãos. São alguns dos principais benefícios que a integração e o cruzamento de dados dos diversos setores de uma cidade – coletados por meio de redes de sensores e agregados em um centro de operações remoto – deverão trazer para os gestores públicos, as empresas e as pessoas que vivem nas chamadas cidades inteligentes.

Os ganhos poderão ser percebidos na melhoria das atividades cotidianas, na desburocratização dos serviços públicos, na intensificação das relações comunitárias, na aquisição e construção de conhecimento, na agilidade das transações on-line (entre pessoas e corporações e entre pessoas e governos), em novas capacitações para o mercado de trabalho e no desenvolvimento social e econômico em geral. Por isso, todas as esferas da administração pública têm investido, cada vez mais, em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Com base nos pressupostos acima, torna-se indispensável promover na Universidade espaços de reflexão que possam instigar discussões sobre o tema a fim de promover a disseminação desta tendência na gestão pública.

Período: 05/11/2018 a 06/11/2018
Inscrições gratuitas por meio do link: https://www.even3.com.br/enges