UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 26 de Junho de 2023 às 16:28

Tepahí - Terras, Paisagens, Histórias e Imagens na Amazônia

O Laboratório TEPAHÍ - Terras, Paisagens, Histórias e Imagens na Amazônia é um laboratório de pesquisa vinculado ao Programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PAA/Ufopa). O laboratório se debruça sobre um conjunto de temas cruzados entre antropologia, arqueologia e história, experimentando conexões com os conhecimentos e conhecedores indígenas, quilombolas e de populações tradicionais.

Nosso objetivo é criar um espaço de debate no qual diferentes perspectivas se enramem, cruzando as barreiras disciplinares, bem como aquelas entre saberes acadêmicos e tradicionais. Cruzar barreiras e enramar perspectivas, entretanto, não significa aqui algo como uma fusão de horizontes. Antes, o que nos interessa é dialogar e colaborar a partir de perspectivas diversas e, cada um a seu modo, transformar-se ao experimentar imaginações outras, ainda que esses modos de imaginar e conhecer sejam divergentes, conflitivos e/ou assimétricos.

Coordenador: Eduardo Soares Nunes (Antropologia)
Vice Coordenador: Raoni Valle (Arqueologia)

Docentes Vinculados:
Miguel Aparício (Antropologia)
Diego Amoedo (Antropologia)
Júlia Brussi (Antropologia)
Lucybeth Camargo de Arruda (Antropologia)
Camila Pereira Jácome (Arqueologia)
Vinicius Honorato (Arqueologia)

Contato: tepahilab@gmail.com
Local: Sala 332-BMT

Linhas de Pesquisa:

1. História e regimes de historicidade: História indígena, quilombola e de populações tradicionais; Etnohistória; História e arqueologia da Amazônia; Regimes nativos de historicidade.

2. Imagens, conhecimentos e regimes de criatividade: Uso de imagens na pesquisa historiográfica; Documentação audiovisual; Imagens e estética de relações; Arte rupestre; Padrões gráficos e sua aplicação em diversas superfícies; Conhecimentos indígenas, quilombolas e de populações tradicionais; Conhecimento e regimes de criatividade.

3. Objetos e materialidades: Processos técnicos e conhecimentos neles implicados; Objetos e produção material; Artefatos arqueológicos; Dimensão material da paisagem.

4. Relações interespecíficas e multinaturais: Relações entre humanos e animais; Relações entre humanos e plantas; Relações entre humanos e outros seres não-humanos; Processos de domesticação.

5. Terras, territórios e paisagens: Regimes de territorialidade e conflitos agrários; Processos de constituição da paisagem; Marcas e conhecimentos inscritos na paisagem; Implicação recíproca entre pessoas e lugares.