UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Criado em 4 de Maio de 2023 às 00:10

Projeto Cuidadores do Ar fará primeiro seminário para mostrar resultados dos estudos

No mês de junho próximo, Santarém deverá sediar o primeiro seminário da Rede Piloto de Inovação no Monitoramento da Qualidade do Ar na Região do Oeste do Pará, o Projeto Cuidadores do Ar. Executado pela Ufopa, em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) de Santarém, a iniciativa conta com a participação de docentes das duas instituições, além do apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e da Fundação de Integração da Amazônia (FIAM). Tem a participação de 27 bolsistas que fazem o monitoramento da qualidade do ar nas comunidades onde moram, por meio de 25 sensores instalados nas residências. Com o apoio de suas famílias, eles fazem a coleta de dados de material particulado, gases tóxicos, temperatura e umidade relativa do ar durante o período de 12 meses. Os equipamentos de coleta foram instalados nas residências dos estudantes, situadas nas áreas urbana e periurbana de Santarém. A ação é coordenada pela professora do IEG, Ana Carla Gomes que aposta nos impactos positivos da iniciativa junto aos jovens e suas famílias. A intenção é ter uma rede de monitoramento da qualidade do ar, com sensores de baixo custo coletando dados de variáveis meteorológicas e ambientais, fato inédito e importante para a região. “Esperamos que os produtos científicos do projeto, como artigos, trabalhos de conclusão de curso, seminários e workshops, forneçam subsídios para auxiliar os tomadores de decisão na formulação de políticas públicas, bem como contribuir com a formação de famílias santarenas, aproximando-as ao tema ‘meio ambiente’, formando cidadãos cada vez mais conscientes do seu papel para com o planeta e com a região Amazônica, por meio de pesquisa científica”, afirma Ana Carla Gomes. Para ela, os resultados esperados estão atrelados à viabilização dessa rede piloto de agentes monitores da qualidade do ar e a coleta desses dados contribuirão na construção de indicadores de qualidade do ar para o município de Santarém, o que servirá para analisar seus impactos na qualidade de vida da população. Recentemente a professora Ana Carla Gomes esteve reunida com a direção da OTCA - Organização do Tratado de Cooperação Amazônica -, dentre eles o diretor excecutivo da entidade, embaixador Carlos Lazary, que manifestou interesse em estender o projeto para os oito países amazônicos que integram a organização. Na oportunidade foram apresentados os trabalhos executados pelo projeto e identificada a escalabilidade das ações para toda a Amazônia. Mais informações você encontra, acessando a página do projeto no Instagram:

4 de Maio de 2023 às 00:10

Acesse nosso Instagram

Cuidadores do Ar em uma das ações de formação presididas pela professora Ana Carla