UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 24 de Maio de 2023 às 15:54

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Ufopa, ofertado pelo Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), foi criado pela portaria 152, de 19 de fevereiro de 2013.

A Ciência da Computação é uma área do conhecimento que estuda os fundamentos teóricos e práticos da computação, ou seja, da criação e do uso de dispositivos e sistemas computacionais para resolver problemas e realizar tarefas. Os profissionais formados em Ciência da Computação são chamados de cientistas da computação ou computólogos.

Os objetivos da Ciência da Computação são desenvolver novos conceitos, métodos, técnicas e ferramentas para a computação, bem como aplicá-los em diversas áreas do conhecimento humano, como matemática, física, biologia, medicina, engenharia, educação, comunicação, entre outras. A Ciência da Computação também busca compreender os limites e as possibilidades da computação, tanto do ponto de vista lógico quanto físico.

As aplicações práticas da Ciência da Computação são inúmeras e abrangentes. Podemos citar alguns exemplos:

- Desenvolvimento de softwares e aplicativos para computadores, celulares, tablets e outros dispositivos;
- Criação de sistemas de inteligência artificial, que simulam o raciocínio humano ou realizam tarefas específicas;
- Análise e processamento de grandes volumes de dados (big data), que geram informações úteis para diversas finalidades;
- Segurança da informação, que protege os dados e os sistemas contra ataques cibernéticos ou falhas;
- Pesquisa e inovação tecnológica, que buscam criar novas soluções ou melhorar as existentes.

As possibilidades de atuação profissional para quem se forma em Ciência da Computação são variadas e promissoras. O mercado de trabalho para essa área é aquecido e diversificado, pois há demanda por profissionais qualificados em diferentes setores da economia. Alguns exemplos de cargos que podem ser ocupados por um cientista da computação são:

- Desenvolvedor ou programador de software: cria programas de informática para diversas finalidades e plataformas;
- Analista de sistemas: analisa as necessidades dos usuários e elabora projetos de software que atendam a essas demandas;
- Arquiteto de software: projeta a estrutura e a infraestrutura dos sistemas computacionais;
- Gerente de TI: gerencia os projetos e as equipes de desenvolvimento de software;
- Professor ou pesquisador: ensina ou desenvolve pesquisas acadêmicas na área de computação.

A Ciência da Computação é uma área fascinante e desafiadora, que exige dos seus profissionais criatividade, raciocínio lógico, capacidade de resolver problemas e atualização constante. Se você se identifica com essas características e tem interesse pela tecnologia, visite os links abaixo.

VISITE A PÁGINA DO CURSO NO SIGAA

VISITE O SITE DO CURSO CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO