UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 5 de Maio de 2023 às 17:55

PPGRNA

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS DA AMAZÔNIA - PPGRNA - é um programa de mestrado acadêmico aprovado pela CAPES com conceito 3, e faz parte da sub área de Ciências Ambientais que está inserida na Grande Área Multidisciplinar de Avaliação da CAPES.

Originalmente foi um programa criado pela Universidade Federal do Pará - UFPA (Campus Santarém) e, logo, incorporado à UFOPA após a criação desta. Atualmente, o programa está vinculado ao Instituto de Engenharia e Geociências – IEG - da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

O PGRNA tem como objetivo central o estudo dos ecossistemas amazônicos, compreendendo seu funcionamento biológico, químico e físico, através de pesquisas interdisciplinares, integrando estudos em Ciências Ambientais e gerando recursos humanos locais, novos conceitos e informações científicas que promovam ações e políticas efetivas, a fim de garantir a preservação e a recuperação da biodiversidade e o uso planejado e sustentável dos recursos naturais na Amazônia.

Visa, ainda, racionalizar a utilização ou criar novas estruturas para que, a partir de projetos apresentados pelos pesquisadores comprometidos com esse ideário, instituam-se ações multiplicadoras de formação de recursos humanos e execução de trabalhos coordenados.

Área básica: Multidisciplinar/Ciências Ambientais.

Área de Concentração:

Estudos e Manejos de Ecossistemas Amazônicos.

Linhas de Pesquisa: Processos de Interação da Biosfera e Atmosfera; Bioprospecção de Recursos Naturais da Amazônia; Genética e Conservação da Biodiversidade.

Seleção: Anual, com entrada no primeiro semestre letivo e oferta de 21 vagas por turma.

VISITE A PÁGINA DO PROGRAMA NO SIGAA