UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de engenharia e geociências

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 5 de Maio de 2023 às 17:36

BI EM CIÊNCIAS DA TERRA

O curso tem por objetivo, formar, dentro de uma perspectiva interdisciplinar e generalista, um profissional de nível superior na área das geociências. Especificamente, objetiva oferecer uma formação interdisciplinar nas geociências, capacitando o estudante para atuar nas áreas temáticas: ambiental, solos, águas, recursos minerais e petróleo. Também visa instrumentalizar equipamentos de campo geológico, geofísico e processos atuantes na interface biosfera-atmosfera, além de promover a integração do discente nas demais unidades de ensino, pesquisa da UFOPA e com outras instituições no Brasil e exterior, e preparar o aluno para o ingresso no segundo ciclo de formação profissional e cursos de pós-graduação nas áreas de Geociências.

O profissional egresso do curso BICdT da UFOPA receberá o título de Bacharel em Interdisciplinar em Ciências da Terra e estará habilitado a ocupar funções técnicas ou administrativas de nível superior em órgãos públicos, agências e empresas de vários setores como meio ambiente, ciência e tecnologia, educação, entre outros, alem de poder se candidatar para cursos de pós-graduação.

A formação do bacharel interdisciplinar em Ciências da Terra está pautada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Mais do que uma exigência proposta às Instituições de Nível Superior, essa diretriz se configura numa opção, uma vez que promove a qualificação mais completa, orientada pelos desafios reais da sociedade. No Programa de Ciências da Terra está previsto o desenvolvimento de programas e projetos de pesquisa e extensão, dentro dos quais é possibilitado aos discentes bolsas de monitoria, de iniciação científica (PIBIC, PIBIT) e bolsa de extensão (PIBEX), cuja seleção de bolsistas ocorre por 31 meio de edital específico, que levam em consideração principalmente o desempenho discente, incentivando o processo criativo e o desenvolvimento de empresas júnior.

VISITE AQUI A PÁGINA DO CURSO NO SIGAA